quarta-feira, 12 de junho de 2013

MENSAGEM DE AUTOR DESCONHECIDO


As treis peneiras

Olavo foi transferido de projeto no seu emprego. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com essa:

_Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva.

Disseram que ele....

_ Espere um pouco Olavo. O que você vai me contar, já passou pelo crivo das treis peneiras?

_Peneiras ? Que peneiras, chefe?

_ A primeira peneira, Olavo é a da VERDADE.

Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

_ Não. Não tenho não. Como posso saber? O que eu sei, foi o que me contaram. Mas eu acho que...

E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:

_Então, sua história já vazou na primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

_ Claro que não. Deus me livre, chefe!, diz Olavo, assustado.

_ Então, continua o chefe. Sua história vazou na segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?

_ Não chefe. Pensando dessa forma, vi que não sobrou nada do que eu iria lhe contar, fala Olavo, surpreendido.

_Pois é Olavo! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?, diz o chefe sorrindo e continua:

Da próxima vez em que surgir um boato por aí, sobmeta-o ao crivo das treis peneiras:

VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE

Antes de obedecer ao impulso de passar o boato adiante, pense porque:

PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS

PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS

PESSOAS MESQUINHAS FALAM SOBRE PESSOAS


16º encontro de voluntários CVV, região de Ribeirão Preto, outubro de 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário