quinta-feira, 6 de junho de 2013

O EXERCÍCIO DA CIDADANIA, NO TRÂNSITO


Rede social expõe "barbeiros" da PUC

iG Paulista - 06/06/2013 09h53 |
Felipe Tonon | felipe.tonon@rac.com.br
Carro ocupa um dos lados do pequeno canteiro (no outro, um cone impede a invasão de veículos); à frente dele, outros carros estacionam em áreas não delimitadas com vagasFoto: Reprodução
Carro ocupa um dos lados do pequeno canteiro (no outro, um cone impede a invasão de veículos); à frente dele, outros carros estacionam em áreas não delimitadas com vagas
Estacionar o carro em cima da calçada, da faixa de pedestres, utilizar duas ou até três vagas no estacionamento. Tudo isso é infração de trânsito e passível de multa, mas nos estacionamentos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) essas cenas se tornaram comuns e levaram um estudante de publicidade e propaganda a criar uma página no Facebook para dedurar “Os piores motoristas da Puccamp”. Em apenas duas semanas, mais de 2,2 mil pessoas já curtiram a página e mais de 30 fotos foram enviadas.

Picape flagrada também em condicão irregular, sobre uma calçada na área do campus 1 da PUC-Campinas

Picape flagrada também em condicão irregular, sobre uma calçada na área do campus 1 da PUC-CampinasDe acordo com o criador do movimento, que prefere não se identificar, o objetivo é fazer com que os “barbeiros” se reconheçam e não repitam a infração. Dentro da universidade, não é possível aplicar multa aos infratores, mas a PUC informou que estudantes e funcionários que são flagrados cometendo irregularidades podem sofrer sanções administrativas.
A ideia da página surgiu depois de o aluno de comunicação não conseguir estacionar o carro em um dos bolsões por diversas vezes. “Eu sempre chego no horário em que o bolsão A está quase cheio. Como eu fico procurando desesperadamente pelas vagas mais próximas, comecei a notar que muitas são perdidas por conta dos carros que estão estacionados errado”, contou o jovem.
A página é bem-humorada, com divertidas críticas aos motoristas que cometem irregularidades, mas o estudante garante que a intenção é de denúncia. “Apesar do bom humor, o intuito é que as pessoas estacionem com mais capricho e lembrar que, se vacilarem, podem vir a parar no site. Para isso acontecer, a galera tem que fotografar mesmo, sem medo e sem dó, e mandar para a página”, disse o universitário.
O jovem garantiu que já recebeu mais de 30 fotos desde quando o movimento na internet começou, em 22 de maio. “As pessoas que se incomodam com os carros mal estacionados tiram a foto e enviam na hora. Estamos quase conseguindo postar fotos em tempo real.”

Todos os carros que aparecem cometendo as infrações têm as placas apagadas. “A denúncia é indireta. A carapuça vai servir na pessoa certa.”
Carro encostado em outro veículo, praticamente impedindo sua saída, em vaga de estacionamento na universidade
Carro encostado em outro veículo, praticamente impedindo sua saída, em vaga de estacionamento na universidade
O sucesso da página virtual foi tanto que o estudante de publicidade decidiu criar canais para denunciar os problemas em estacionamentos de outras universidades. A página “Os piores motoristas da Unicamp”, criada ontem, já contava com mais de 600 curtidas. Também já estão no ar “Os piores motoristas da Unip” e “Os piores motoristas do Mackenzie”.
Segurança

O supervisor de segurança da PUC-Campinas, Israel Barros, afirmou que no campus I, no Parque das Universidades, são 2,8 mil vagas de estacionamento. Segundo a universidade, no horário de pico, à noite, 1,9 mil carros utilizam o local. “Temos um número suficiente de vagas para o número de veículos que entram aqui.”
Ele explicou que, apesar de os funcionários não terem poder para multar os infratores, os motoristas que cometem irregularidades são orientados. “Quando verificamos alguma anormalidade o nosso papel vai para o lado educativo, para que a pessoa corrija aquela infração.” Se houver reincidência, o motorista pode ser advertido e até suspenso.
“Todos os nossos campi têm sinalização horizontal e vertical e a sinalização de trânsito tem que ser respeitada.”
Sobre a página do Facebook que mostra os maus motoristas, Barros afirmou que são exceção. “A gente tem esses problemas noticiados, mas nem sempre isso é uma irregularidade de trânsito consciente. Às vezes é uma imperícia, o motorista que não tem muita habilidade e acaba estacionando o carro da maneira que achou que foi certo”, afirmou.

OBS: MUITO INTERESSANTE A INICIATIVA DE UM ESTUDANTE: FOTOGRAFAR VEÍCULOS ESTACIONADOS DE FORMA IRREGULAR. QUANDO QUEREMOS ESTACIONAR NUM LOCAL PÚBLICO COMO, SUPERMERCADOS SENTIMOS ESSA DIFICULDADE. ENTÃO, SEJA POR MEIO DE UM CELULAR, SEJA COM MÁQUINA FOTOGRÁFICA, TEMOS QUE DOCUMENTAR E DIVULGAR. SE SOMOS FLAGRADOS COMETENDO INFRAÇÃO POR UMA CÂMERA OU RADAR, SOMOS MULTADOS. ESSA DENÚNCIA COM FOTO, É ASSEMELHADA.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário