sábado, 8 de junho de 2013

O RIO GRANDE DO SUL, DÁ UMA LIÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO.

Veja como estão as rodovias pedagiadas entregues ao governo

Zero Hora percorreu 491,5 quilômetros para avaliar a situação das estradas nos polos de Caxias do Sul e Lajeado, os primeiros a ter administração retomada pelo poder público


 

Veja como estão as rodovias pedagiadas entregues ao governo Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
 
Avaliação geral das estradas que tiveram concessão repassada ao governo é positiva Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Há uma semana, cancelas estão erguidas em 10 praças de pedágio nos polos de Caxias do Sul, na Serra, e de Lajeado, no Vale do Taquari.

São 491,5 quilômetros de rodovias estaduais e federais que estavam sob concessão desde 1998 e foram devolvidas à administração pública.

Zero Hora percorreu essas estradas para avaliar as condições em que elas estão sendo entregues ao Estado e à União. Pontos do trajeto foram registrados em fotos e vídeos. A intenção é montar uma espécie de inventário, que permita retornar aos mesmos trechos futuramente e estabelecer comparações. O mesmo será feito nos outros cinco polos que serão extintos até o fim do ano.
A constatação é de que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) estão recebendo rodovias, no geral, em boas condições de pavimentação e adequadamente sinalizadas.
A principal preocupação, por serem áreas de serra, é com deslizamentos, que geram demandas de remoção de pedras e galhos de árvores, tarefas até então executadas pelas concessionárias. Motoristas também já sentem falta de serviços de socorro. Nos casos mais simples, a polícia tem repassado telefones de mecânicos, posto de gasolina ou guincho, conforme a necessidade.
As quatro praças que ficam em rodovias estaduais manterão a cobrança de pedágio por intermédio da EGR, estatal criada pelo governador Tarso Genro. A partir de terça-feira, o órgão passará a cobrar a tarifa de R$ 5,20 — redução de 26% — aos veículos de passeio. O início da cobrança ainda depende da publicação de um decreto, prevista para esta segunda-feira. A expectativa é investir até 70% da arrecadação em manutenção e ampliações, mas ainda não há planos de obras. Nas estradas federais, o Dnit está licitando os serviços de manutenção.

Confira no mapa a avaliação de cada trecho, com fotos e vídeos:


Visualizar Teste ZH: concessionárias entregam rodovias pedagiadas ao governo em boas condições de tráfego em um mapa maiorSaiba o que foi avaliado em cada item
- Pavimento: condições do asfalto, se há remendos, ondulações ou buracos.
- Geometria: presença de curvas perigosas, acostamento e faixa adicional.
- Sinalização: pintura das faixas, visibilidade e legibilidade de placas, dispositivos de segurança.
-E se o carro enguiçar?

Ocorrências simples, como um pneu furado ou uma pequena pane mecânica, antes atendidas pelas concessionárias, agora recaem na rotina de policiais rodoviários. Saiba o que fazer se precisar de socorro na estrada:
— Em rodovias estaduais, o chamado é para o policiamento rodoviário da Brigada Militar, pelo telefone 198. Nas estradas federais, deve ser acionada a Polícia Rodoviária Federal, pelo telefone 191.
— Como o chamado é atendido por uma central, a orientação do inspetor da PRF em Caxias do Sul João André Rigo é que motoristas procurem dar indicações precisas da localização ao chamar ajuda. Se possível, informe o marco quilométrico da rodovia, indicado em placas ao longo da pista. Prestar atenção nos limites municipais também serve para orientar a equipe no deslocamento.
— De acordo com o chefe da PRF de Lajeado, Leandro Wachholz, o índice de chamados teve um aumento de, pelo menos, 30% desde o fim da concessão. Em Caxias do Sul,não sabe precisar numericamente, mas afirma que há maior demanda.

OBS: NO RIO GRANDE DO SUL, TARSO GENRO, DÁ UM EXEMPLO DE COMO UM ADMINISTRADOR DO ESTADO PODE ATUAR A FAVOR DA POPULAÇÃO. TEMOS EM SÃO PAULO, UMA SEQUÊNCIA DE 16 ANOS DE GOVERNOS DO PSDB (OS TUCANOS), E UM GOVERNO QUE PACTUA COM A ESPOLIAÇÃO DE SEU POVO, POR EMPRESAS QUE OBTIVERAM A CONCESSÃO A PREÇOS ABUSIVOS. EM NOSSA CIDADE EXISTE UMA ACEITAÇÃO PASSIVA POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, A PONTO DE, QUANDO LUTÁVAMOS CONTRA ESSE ROUBO, PARA JUSTIFICAR A OMISSÃO LOCAL, SAIU MATÉRIA NUM JORNAL DA CIDADE, ONDE A ADMINISTRAÇÃO LOCAL TENTOU "SAIR PELA TANGENTE" E AFIRMOU NÃO SABER NADA SOBRE A ESTRADA DO SAPEZAL. A PREFEITURA NÃO TEM NENHUM DOCUMENTO DOS IMÓVEIS DA ÁREA. (ENTÃO ESTÃO PERDENDO RECEITA DE TRIBUTOS MUNICIPAIS). FOI UMA DESLAVADA  AFIRMAÇÃO AO QUE SERIA UMA ALTERNATIVA À ROTA DE DESVIO DA PRAÇA DE PEDÁGIO, PARA NÃO CRIAR NADA QUE DIFICULTASSE A VIDA DA "RODOVIA DAS COLINAS". AO CONTRÁRIO DESSE PROCEDIMENTO OMISSO, NOSSO COMPANHEIRO TARSO GENRO, GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, ORIENTOU A POPULAÇÃO DE COMO DEVERIAM FAZER PARA GANHAR A LUTA CONTRA AQUELA SITUAÇÃO COM MUITAS PRAÇAS NA REGIÃO E COBRANDO VALORES ALTOS.   

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