terça-feira, 11 de junho de 2013

PRECISAMOS APROVEITAR A ENERGIA SOLAR POR TODO O PAÍS



Projeto põe em prática a geração de energia solar no Rio


O Juventude Solar instala placas solares no telhado do Centro Comunitário Lídia dos Santos, em Vila Isabel

11/06/2013 - 09:28



Desde que foi descoberta, ainda no século XIX pelo físico francês Edmund Bequerel, a energia solar vem sendo apontada como a principal solução para a mitigação de gases de efeito estufa no mundo, além de minimizar impactos socioambientais decorrentes da implantação de usinas e sistemas convencionais, como é o caso de grandes empreendimentos hidrelétricos e termelétricos.
Mas no último final de semana, no entanto, ela deixou a esfera da promessa para virar prática. No Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, jovens do projeto Juventude Solar instalaram placas solares no telhado do Centro Comunitário Lídia dos Santos, junto com os voluntários do Greenpeace Brasil. A atividade foi a coroação da iniciativa – que incluiu aulas e capacitações sobre energia elétrica, eletricidade, energias renováveis e, claro, energia solar para jovens da comunidade –, iniciadas em abril deste ano.
A teoria, aprendida durante seis semanas, foi fundamental para que a prática pudesse ser realizada e as placas fossem instaladas. Além disso, os jovens aprenderam que o Sol é uma fonte de energia infinita, renovável e limpa e é uma solução viável e acessível para a questão climática, emissões de gases estufa e geração descentralizada de energia.
“Cada vez mais a energia solar tem se consolidado como uma opção de fonte renovável nas matrizes energéticas. O Greenpeace incentiva o setor de energias limpas e renováveis e tem como um de seus objetivos propagar o conhecimento para que a expansão da energia solar seja possível e que, aos poucos, um mercado para essa fonte seja criado e constantemente alimentado e aprimorado”, afirma Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima e Energia do Greenpeace Brasil.
Além de gerar energia para abastecer o Centro, parte da geração solar poderá ser eventualmente inserida na rede elétrica da comunidade local para que dê desconto na conta de luz final, como está previsto em resolução da Aneel.
Para Vânia Stolze, coordenadora do projeto Juventude Solar, “se queremos promover mudanças precisamos trabalhar com educação e com jovens”, diz. “São eles que poderão passar esse conhecimento adiante e realmente tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável. É isso que o Juventude Solar faz com os jovens de Vila Isabel e tenho certeza de que tanto nós [voluntários do Greenpeace] quanto eles saímos diferentes depois dessa atividade.”
Outras informações sobre o projeto Juventude Solar, lançado neste ano, podem ser obtidas na página do Greenpeace.

OBS: EXCELENTE INICIATIVA PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO SOL. TEMOS INSOLAÇÃO PROTICAMENTE O ANO INTEIRO. ENERGIA LIMPA E BARATA.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário