sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2- TÉCNICO VITORIOSO A NÍVEL MUNDIAL, BERNARDINHO AGE, NA PRESERVAÇÃO DE UMA JUVENTUDE SAUDÁVEL E COMPROMETIDA COM OS ESPORTES.






"Apenas com repressão e a presença maciça policial, isso é efêmero. Mas com atuação efetiva do governo de entidades privadas, levando projetos às mais diversas áreas, tenho certeza que o processo pode ser realmente ser bem sucedido", diz.

Atualmente, o Complexo do Alemão vem sendo monitorando por 1.600 homens do Exército, enquanto não se instalam no local quatro UPPs permanentes, previstas para o ano que vem.

Novas unidades As novas unidades da EVB serão instaladas, segundo o coordenador técnico da escola, Alessandro Celano Garcia, na Mangueira, próximo ao Maracanã; no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa; no Morro da Mineira, no Catumbi, próximo ao Centro; e nos morros do Salgueiro e do Borel, na Tijuca.

A EVB tem um braço comercial e um social, que nasceu depois que Bernardinho foi convidado a dar uma palestra para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em 2007. Na ocasião, conheceu a comunidade Tavares Bastos, logo abaixo do quartel. Devido à presença do Bope desde 2000, a favela já estava "pacificada" mesmo antes da existência das UPPs.

"Eu disse a eles que eu gostaria de contribuir com o desenvolvimento da comunidade através do esporte. E lá implantamos o primeiro núcleo", conta. Hoje, mais de mil crianças passaram pela escola, e alguns jovens foram encaminhados para clubes cariocas depois.

Motivação para crianças e policiais Assim como as unidades do Alemão e da Tavares Bastos, as novas escolas irão oferecer aulas gratuitas para crianças.

"O importante é que elas sejam educadas também pelo esporte, que se desenvolvam, criem habilidades e vivam os valores do esporte, que são muito importantes", diz Bernardinho. "Quem sabe dali possamos também extrair futuros atletas de alto nível. Isso seria a cereja do bolo. Mas o objetivo é dar a essas crianças oportunidades e uma autoestima mais elevada." Assim como as crianças, Bernardinho acredita que também os policiais podem aprender com os valores do esporte. Dias depois de inaugurar a escola no Complexo do Alemão, ele fez uma palestra para policiais e comandantes das UPPs no Rio, no encerramento de um seminário para debater os rumos da polícia pacificadora.

"Conversei com eles sobre preparação, trabalho em equipe, motivação e as dificuldades de trabalhar sob pressão. Eles vivem em um ambiente de alta competitividade, os concorrentes são violentos, vorazes. Dominavam aquele mercado e de repente são destituídos daquele poder. Então há de se usar inteligência, preparação permanente e formar boas equipes", diz.

OBS: TEMOS UMA INFINIDADE DE ATLETAS QUE ESTÃO SE DEDICANDO Á NOSSA JUVENTUDE. RAÍ, GUGA, DJALMA SANTOS, E TANTOS OUTROS. EM INDAIATUBA TEMOS O DECO. NA PRÁTICA DO FUTEBOL, NA PERIFERIA DE INDAIATUBA TEMOS O ALVENO "FOGUETE". BERNARDINHO, HOJE TÉCNICO, JÁ FOI ATLETA TITULAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEI. MUITO IMPORTANTE QUE ELES FAÇAM DESSA FORMA. A PRÁTICA DE ESPORTES, QUAISQUER QUE SEJAM, PRENDE A ATENÇÃO DOS JOVENS E OS LEVA AO "GRUPO DO BEM". AMANHÃ SERÃO OS NOVOS CAMPEÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário