sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A ANVISA E A ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA



Governo Dilma

Anvisa irá colaborar diretamente para erradicar a miséria, diz Dirceu Barbano“O Brasil hoje pode dizer que é um país que conseguiu estruturar um sistema de vigilância sanitária", diz Bardano.

Órgão irá manter atenção às prioridades do Ministério da Saúde.

“Há uma grande compreensão dos senadores sobre o que temos realizado para que a Anvisa se torne cada vez melhor”, diz o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Dirceu Barbano, reconduzido ao cargo por mais três anos pelo plenário do Senado. Foram 46 votos favoráveis, 9 contrários e uma abstenção à sua permanência.

Para Barbano, uma das grandes dificuldades a serem enfrentadas pela Anvisa é equacionar a capacidade interna do órgão. “Precisamos aumentar a eficiência na execução de tarefas, sem comprometer nossa eficiência, do ponto de vista do rigor sanitário”, diz.

Segundo ele, a Anvisa tem três objetivos centrais. “Manter um diálogo permanente com os esforços do governo federal para erradicar a miséria. Isso é possível com ações regulamentares, ou medidas da Anvisa junto aos estados e municípios, favorecendo iniciativas que gerem renda e emprego nos lugares mais distantes do país”.

O segundo objetivo citado por Barbano é que a Anvisa mantenha percepção constante das “prioridades do Ministério da Saúde: combate ao crack, rede de oncologia e rede de emergência. Então a Anvisa deve criar regulamentos para amparar as necessidades do ministério na execução dessas prioridades”. Em terceiro lugar, Barbano explica que a Anvisa deve “dialogar com as políticas de desenvolvimento econômico”.

Para a aprovação do nome de Barbano contou muito seu histórico na área da saúde. “É o reconhecimento do belo trabalho que vem fazendo o nosso Dirceu Barbano, que já tem uma militância na saúde pública. E como diretor da Anvisa já tinha mostrado essa competência, e agora reconduzido à presidência eu tenho certeza que a Anvisa dará passos largos para garantir a segurança na questão dos medicamentos e dos procedimentos em relação à saúde.

É o reconhecimento de alguém que a mais de duas décadas milita pela saúde”, diz o deputado federal André Vargas (PT-PR). O deputado também destaca o bom relacionamento da Anvisa com o Congresso Nacional.

OBS: ASSIM COMO A EMBRAPA ATUA EM PESQUISAS PARA MELHORAR NOSSA PRODUTIVIDADE AGÍCOLA E PECUÁRIA, A ANVISA ATUA NO CAMPO SOCIAL E SANITÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário