terça-feira, 20 de setembro de 2011

SITUAÇÃO DE INCERTEZA NA ECONOMIA MUNDIAL, REQUER MUITA ATENÇÃO

20/09/2011

FMI alerta que EUA e Europa podem entrar em recessão

Lesley Wroughton

WASHINGTON, 20 de setembro (Reuters) - A Europa e os Estados Unidos podem voltar à recessão no ano que vem a menos que os governos combatam rapidamente os problemas econômicos que podem contagiar o resto do mundo, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira (20).

O FMI argumentou que a volatilidade financeira aumentou dramaticamente, seguindo a preocupação dos investidores sobre a escalada da crise de dívida da zona do euro e o enfraquecimento da recuperação dos Estados Unidos.

Essas duas regiões apresentam os maiores riscos para a perspectiva econômica global, informou o FMI, advertindo que impasses políticos podem ser obstáculos às medidas anticrise. O Fundo também pediu um plano mais ambicioso para reduzir a dívida pública do Japão.

"A indecisão de políticas exacerbou as incertezas e ampliou a extenuação financeira, contagiando a economia real", disse o FMI no relatório Perspectivas Econômicas Mundiais.

O FMI reduziu para 4% as previsões para o crescimento global neste ano e no próximo, cortando estimativas para quase todas as regiões do mundo. Além disso, os riscos continuam em tendência negativa. Há apenas três meses, o FMI estimava expansão global de 4,3% para 2011 e de 4,5% para 2012.

A mensagem do FMI para os líderes europeus é que as autoridades do continente precisam fazer o que for preciso para preservar a confiança nas políticas econômicas nacionais e no euro, pedindo que o Banco Central Europeu (BCE) reduza a taxa básica de juros da zona do euro se persistirem os riscos ao crescimento.

O Fundo cortou em quase meio ponto percentual, para 1,6%, a projeção de crescimento para a zona do euro em 2011. Condições ainda mais fracas são esperadas no ano que vem, com estimativa de apenas 1,1% de expansão no período. Atualmente, o bloco monetário está crescendo a uma taxa anual de 0,25%.

O FMI alertou que os duros cortes no Orçamento dos Estados Unidos podem enfraquecer ainda mais o avanço econômico do país, e disse que o Federal Reserve (banco central norte-americano) precisa estar pronto para afrouxar ainda mais a política monetária so país. O Fed se reúne nesta terça e na quarta-feira para tratar.

O FMI agora vê o crescimento dos Estados Unidos em 1,5% neste ano e em 1,8% em 2012, ante previsões de 2,5% e 2,7% em junho, respectivamente.

OBS: NESSE MOMENTO O BRASIL EXPORTA MAIS MINÉRIO DE FERRO E SOJA. OS MANUFATURADOS ENCONTRAM CERTA DIFICULDADE. COM A SITUAÇÃO GLOBAL INDEFINIDA, É PRECISO MUITA CAUTELA. OS "GRANDES" NO COMÉRCIO MUNDIAL; EUROPA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO ESTÃO EM DIFICULDADES. POR ISSO, O ALERTA DO FMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário