quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NOSSA PRESIDENTE DILMA DÁ ÊNFASE Á CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO



Publicidade IG Último Segundo

Voz feminina é a voz da democracia, diz Dilma na ONU

Presidenta abriu a Assembleia Geral da ONU. "Pela primeira vez uma voz feminina inaugura o debate geral. É a voz da democracia"

Carolina Cimenti, em Nova York | 21/09/2011

A presidenta Dilma Rousseff abriu, nesta quarta-feira, a 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York. "Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo”, disse Dilma. “Tenho certeza que este será o século das mulheres”, acrescentou.

Conforme um diplomata já havia adiantado ao iG, o discurso da presidenta foi bastante centrado na crise econômica e na necessidade de se reformar o Conselho de Segurança da ONU.

“É significativo que seja a presidenta de um país emergente, um país que vive praticamente um ambiente de pleno emprego, que venha falar aqui hoje, com cores tão vívidas, dessa tragédia que assola em especial os países desenvolvidos”, disse Dilma.

Ela lembrou que, assim como outros países emergentes, o Brasil tem sido menos afetado pela crise até agora. “Mas sabemos que a nossa capacidade de resistência à crise não é ilimitada”, ressaltou.

Dilma foi recebida com aplausos entusiasmados e foi interrompida por mais aplausos três vezes durante o seu discurso, quando falou sobre a necessidade da criação de um Estado palestino, quando reforçou a necessidade da reforma da ONU e quando elogiou a criação da ONU Mulher.

Sua filha, Paula, que está em Nova York com a presidenta, assistiu ao discurso sentada na plateia da Assembleia Geral, e sorriu quando sua mãe subiu no palco, vestindo blazer a saia azul floreados – representando uma vestimenta tipicamente feminina e na cor da bandeira da ONU.

OBS: DILMA HAVIA CONVERSADO ANTES COM OBAMA. FALARAM A RESPEITO DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL. NADA FOI CITADO A RESPEITO DA PALESTINA. MAS POR RESPEITO A ESSA NAÇÃO, ELA DEIXOU PARA ENFATIZAR ESSE TEMA, NO SEU DISCURSO, DE FRENTE PARA ESSA PLATÉIA MUNDIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário