sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NOVO MINISTRO JÁ SABE COMO AGE A CHEFE.







Dilma pede a novo ministro atenção com plano para Copa
O maranhense Gastão Vieira afirmou que recebeu "um convite carinhoso e amável" da

Presidente
AE e Terra

Após ser confirmado para o cargo de ministro do Turismo, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) disse por telefone a jornalistas, no final da noite de ontem, que estava "feliz com a solidariedade que lhe foi prestada pela bancada do PMDB". Vieira comentou ainda que, na conversa com a presidente Dilma Rousseff, que durou cerca de uma hora, ela pediu atenção e muita preocupação com os preparativos para a Copa do Mundo. Pediu ainda que ele mantenha articulação com os outros ministérios.

Gastão Vieira, que deixou o Planalto em companhia do vice-presidente Michel Temer, que também participou do encontro com Dilma, afirmou que recebeu da presidente "um convite carinhoso e amável". Ele acrescentou que estava "muito honrado" por ocupar o cargo.

A posse não está definida, mas deve acontecer amanhã, já que, no sábado, a presidente Dilma embarcará para uma viagem de uma semana a Nova York. Não está definido ainda se a posse será antes ou depois da viagem que a presidente Dilma fará a Belo Horizonte, amanhã.

A confirmação do nome de Gastão Vieira para a pasta do Turismo foi dada pelo Palácio do Planalto próximo da meia-noite de ontem. Em uma curta nota, o Planalto informa que a presidente convidou o deputado Gastão Vieira para ser ministro, que o convite foi aceito e que a nomeação deve ocorrer ainda hoje.

Deputado experiente

No quinto mandato como deputado federal, o advogado e mestre em direito Gastão Vieira (PMDB-MA), 65 anos, tem longa trajetória na área de educação e dedicou-se, em geral, a assuntos regionais. Por duas vezes, ele se licenciou para assumir as secretarias estaduais de Educação e Planejamento, no Maranhão. Na última ocasião, em 2009, foi secretário durante a gestão da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).

Apontado como simpático e de temperamento fácil, Gastão Vieira transita com facilidade entre os colegas no Congresso Nacional. O novo ministro é descrito pelos parlamentares como discreto e distante das articulações de bastidores e políticas. Gastão Vieira preferiu se engajar em negociações técnicas relativas à educação, cultura e seguridade social.

Desde que começou na política, na década de 1980, Gastão Vieira se manteve a maior parte do tempo fiel ao PMDB, embora tenha passado rapidamente pelo PSC. Na Câmara, ele se destacou atuando nas negociações do Plano Nacional de Educação, nos debates sobre a proposta que definiu a proibição do uso de castigos corporais como método educativo e nas articulações para alterar a lei de seguridade social.

Além das áreas de educação e seguridade social, o novo ministro participou de negociações no exterior sobre irrigação, combate às desigualdades sociais, atividades do terceiro setor e da 34ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura.

0BS: DILMA DEMONSTRA NA PRÁTICA, QUE GERIR UM MINISTÉRIO, NÃO É SÓ ASSINAR PAPÉIS. É ASSINAR E ACOMPANHAR OS TRÂMITES DA BUROCRACIA. E DEPOIS, NÃO DEIXAR VAZAR NADA PELOS "RALOS". O MINISTRO DEVE SABER DELEGAR E TAMBÉM FISCALIZAR SEU MINISTÉRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário