sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CRESCE ATIVIDADE NA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA NACIONAL

Indústria ferroviária fatura quase R$ 4 bilhões
Brasil Econômico

5 de setembro de 2011

Os projetos de renovação da malha ferroviária nacional e a ampliação do uso de trens em ambientes urbanos estão dando musculatura à cadeia produtiva da indústria ferroviária no Brasil.

Mesmo com o câmbio favorável às importações, nos últimos cinco anos o número de fornecedores do setor com produção nacional passou de 350 para 428. É o que aponta levantamento realizado pela “Revista Ferroviária”, especializada no setor.

São números que acompanham altas consistentes de receita. Em 2007, as vendas das indústria ferroviária brasileira foram de 2 bilhões de reais. Em 2008, alcançaram 2,6 bilhões de reais. Caíram com a crise, no ano seguinte, para 2,1 bilhões de reais. Mas, em 2010, chegaram em 3,1 bilhões de reais.

Para este ano, as perspectivas da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) indicam 3,8 bilhões de reais. A própria associação viu o número de associados crescer rapidamente. Nos últimos dois anos, a lista passou de 28 para 58.

“Entendemos que essa década será efetivamente a década do setor ferroviário”, afirma Vicente Abate, presidente da entidade. “Não há como não haver expansão ferroviária, pela necessidade de redução de custos logísticos e de melhora do transporte público”, avalia.

OBS: JÁ TIVEMOS MUITAS FERROVIAS ATÉ A DÉCADA DE 1960. CUMPRIAM ATIVIDADE COM QUALIDADE, PONTUALIDADE, EFICIÊNCIA. CERTAMENTE VOLTAREMOS A VIAJAR DE TREM. O MUNDO "CHAMADO DE DESENVOLVIDO", NUNCA DEIXOU DE UTILIZAR ESSE MEIO DE TRANSPORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário