quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ECONOMIA MUNDIAL BALANÇA



22/09/2011

Mantega vê benefícios às exportações com alta do dólar

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON
EPAMINONDAS NETO
DE SÃO PAULO

O dólar ontem voltou a disparar diante das preocupações com a crise internacional. A cotação da moeda subiu 4,25% e atingiu R$ 1,865. Foi a maior alta em um dia desde outubro de 2008.

Em Washington, para participar do encontro anual do Fundo Monetário Internacional, o ministro Guido Mantega (Fazenda) reafirmou que o câmbio é flutuante.

Dólar fecha a R$ 1,86 com forte alta; Bovespa cede 0,70%
Governo descarta vender reservas apesar de alta do câmbio
Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

Além disso, destacou o efeito benéfico da desvalorização do real para as exportações do Brasil. "Somente agora estamos menos valorizados, o que certamente traz benefício à produção industrial brasileira, os exportadores", afirmou.

O ministro da Fazenda disse que não vê risco inflacionário iminente por conta da recente disparada do dólar. Em sua avaliação, eventuais pressões sobre os preços no Brasil poderiam ser compensadas com a queda das cotações de produtos básicos no mercado internacional, como reflexo da crise global.

"Claro que se houver uma grande desvalorização [do real], isso pode preocupar. Mas seria preciso uma grande piora da crise", afirmou.

Mantega acredita que uma deterioração relativa do cenário seria perfeitamente assimilada pela economia.
Além do ambiente internacional conturbado, que faz investidores buscarem refúgio no dólar, analistas dizem que mudou o sentido da especulação cambial no país.

OBS: NA CONJUNTURA DE 2008/2009, COM LULA NA PRESIDÊNCIA, GUIDO MANTEGA SAIU-SE BEM.
AGORA COM O MUNDO BALANÇANDO DE NOVO, COM ENORMES RESERVAS EM DOLAR, GUIDO SERÁ TESTADO DE NOVO. EXISTE UM COLEGIADO QUE ANALIZA A SITUAÇÃO. É O BANCO CENTRAL, É O MINISTÉRIO DA FAZENDA, É O BNDES, TODOS JUNTO COM DILMA, PARA SUPERAR MAIS ESSA TURBULÊNCIA, QUE PARECE SER, PIOR DO QUE A ANTERIOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário