sábado, 8 de junho de 2013

NOSSOS POLÍTICOS DEVIAM SE ESPELHAR NESSE GRANDE LIDER QUE É MANDELA

Nelson Mandela é internado em estado grave com infecção pulmonar

Em comunicado, governo afirmou que médicos estão fazendo o possível para melhorar a saúde do ex-presidente sul-africano, que está com 94 anos

iG São Paulo | - Atualizada às
 
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi internado neste sábado em estado grave para tratar de uma infecção pulmonar. Segundo o governo, ele foi levado ao hospital de Pretoria por volta da 1h30 (horário local) e seu quadro é estável.
Em comunicado, o presidente Jacob Zuma afirmou que médicos estão fazendo o possível para melhorar a saúde de Mandela e deixá-lo confortável. Zuma desejou ainda sua rápida recuperação e pediu respeito e privacidade.
AP
Nelson Mandela aparece na TV com aparência frágil durante sua última internação em abril


Mandela, que está com 94 anos, foi submetido a diversas internações nos últimos meses, sendo a última em abril, quando foi diagnosticado com pneumonia. Ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 e é considerado um símbolo global de tolerância e harmonia.
"Mandiba", como é conhecido popularmente, deixou a presidência sul-africana em 1999 e está afastado da política há uma década. Até hoje ele ainda é reverenciado na África do Sul e no exterior como um líder da luta contra o apartheid e pela defesa da reconciliação racial durante o exercício do mandato presidencial.
Vídeo:Netas de Mandela são estrelas de reality show
Homenagem:Veja o especial da TV iG sobre Nelson Mandela
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de quando ele contraiu tuberculose quando era prisioneiro político. Ele passou 27 anos numa prisão em Robben Island e em outras prisões por suas tentativas de derrubar o governo de minoria branca.
*Com informações da AP

OBS: MANDELA ESTEVE PRESO POR 27 ANOS, SAIU DA PRISÃO EM MEIO À LUTA DOS SUL-AFRICANOS PELA DERRUBADA DO APARTHEID. ELEITO PRESIDENTE, TRABALHOU PELA HARMONIA NACIONAL. SIMPÁTICO, MODESTO, CARISMÁTICO, CONSEGUIU FAZER A "TRAVESSIA" DESSE REGIME DESUMANO, PARA UMA CONVIVÊNCIA MAIS HARMÔNICA ENTRE OS CIDADÃOS DO PAÍS. CONVÉM LEMBRAR QUE, ENQUANTO MANDELA ESTAVA PRESO, OUTRA FIGURA EXTRAORDINÁRIA AGIA NA LUTA CLANDESTINA. ERA STEVE BIKO, ASSASSINADO PELOS EXTREMISTAS DO APARTHEID BRANCO. EXISTE UM FILME SOBRE SUA VIDA, COM TÍTULO EM PORTUGUÊS "UM GRITO DE LIBERDADE".


Steve Biko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steve Bantu Biko (18 de dezembro de 1946 - 12 de setembro de 1977) foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960.
Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students' Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People's Convention).
Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido", o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.
Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".
Em 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por Lesão Corporal seguida de morte, mas como os fatos ocorreram em 1977, tal crime teria prescrito (não seria mais passível de processo criminal) segundo as leis do país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário