quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NOSSA EMBRAPA TEM ALTA TECNOLOGIA NO CAMPO.

SUMÁRIO DE TOUROS CANCHIM, MA E CHAROLÊS
Edição Outono/2010

INTRODUÇÃO

Este documento que apresenta os resultados da 17ª avaliação nacional de touros Canchim, da 16ª avaliação nacional de touros MA, da 11ª avaliação nacional de touros Charolês e da nona avaliação nacional de touros 5/8Charolês-Zebu, é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) e a Embrapa, via seu programa Geneplus (Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte) por intermédio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM).

Esta avaliação foi conduzida utilizando-se dados relacionados a pesos, perímetros escrotais, notas de conformação frigorífica, escores de qualidade de pelagem e de umbigo e idades ao parto das progênies dos referidos touros, obtidos a partir do arquivo zootécnico da ABCCAN.

Com base nestes dados, foram calculados os pesos à desmama (210 dias) e ao sobreano (420 dias), os perímetros escrotais à desmama e ao sobreano e o peso da mãe à desmama de sua cria, além de considerar ainda o peso ao nascer, as idades ao primeiro e ao segundo parto, as notas de conformação frigorífica à desmama e ao sobreano, e os escores de qualidade de pelagem e de umbigo à desmama.

Foram preditas as diferenças esperadas na progênie (DEPs), tanto para o efeito direto quanto para o efeito materno, quando pertinentes. Nesta oportunidade participaram da avaliação 4.289 reprodutores da raça Canchim, 162 MA, 630 da raça Charolesa e 167 touros 5/8Charolês-Zebu.

Muitos dos touros desta relação poderão não mais estar disponíveis, mesmo assim, foram mantidos todos os animais para a avaliação global. Na versão informatizada (CD-ROM), é possibilitado o uso de filtros considerando touros ativos a partir de dado ano, bem como em função das acurácias associadas a cada uma das DEPs apresentadas.
Vale esclarecer que o número de filhos não constituiu razão para exclusão de qualquer touro na análise.

OBS: O BRASIL DESENVOLVEU SUA TÉCNICA AGRÍCOLA E PASTORIL, APOIADO NAS PESQUISAS DESSA PODEROSA EMPRESA DO GOVERNO, QUE AGORA ATUA EM MUITAS PARTES DO MUNDO, COM ESPECIAL ATENÇÃO NA ÁFRICA, PARA AJUDAR A ERRADICAR A FOME NESSE CONTINENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário