segunda-feira, 11 de março de 2013

ALEMANHA PODE MUDAR DE RUMO

11/03/2013 05:33 | Por Reuters

Um quarto dos alemães apoiaria partido antieuro, diz pesquisa

BERLIM, 11 Mar (Reuters) - Um quarto dos alemães votaria em um partido que queira deixar o euro nas eleições federais de setembro, de acordo com uma pesquisa de opinião publicada nesta segunda-feira, que destaca o desconforto alemão com os custos da crise da zona do euro.
Os principais partidos da Alemanha permanecem solidamente pró-euro, apesar de reclamarem dos resgates a países como a Grécia. Um tabu alemão sobre o nacionalismo, enraizado pelos crimes da era nazista, tem ajudado a abafar as vozes contrárias ao euro.

Mas a pesquisa realizada pela TNS-Emnid para a revista semanal Focus mostrou que 26 por cento dos alemães consideram apoiar um partido que queira tirar a Alemanha do euro, e o apoio sobre para até 4 em cada 10 alemães na faixa etária de 40 a 49 anos.
"Isso sugere que pode haver potencial aqui para um novo partido de protesto", disse o chefe do Emnid, Klaus Peter Schoeppner, à Focus.

A pesquisa ouviu opiniões de uma amostra representativa de 1.007 pessoas entre 6 e 7 de março.
Um novo movimento antieuro chamado "Alternativa para a Alemanha" (AFD), que inclui na maioria acadêmicos e empresários, deve realizar sua primeira reunião na segunda-feira em um subúrbio ao norte de Frankfurt.
Um de seus fundadores, o professor de economia Bernd Lucke, disse à Focus que não estava preocupado se seria capaz de levantar as 2.000 assinaturas necessárias em cada região alemã para participar de eleição federal de setembro.

O site do AFD (www.alternativefuer.de) entrou no ar na semana passada e sua conta no Twitter (@wahlalternativ1) tem 690 seguidores.
"Vamos colocar um fim a este euro!" é a mensagem na primeira página do site.
"A República Federal da Alemanha está na mais profunda crise de sua história. A introdução do euro foi um erro fatal que ameaça nossa prosperidade. Os velhos partidos são desgastados. Eles estão teimosamente se recusando a admitir seu erro e corrigi-lo", disse.

OBS: FICA MUITO DIFÍCIL AOS ALEMÃES TRABALHAREM DURO E SABEREM QUE CARREGAM NAS COSTAS, MEIA DUZIA DE PAÍSES ENDIVIDADOS E COM ECONOMIA ESTAGNADA. ESSES, GASTARAM MAIS DO QUE TINHAM E AGORA PRECISAM PAGAR A FATURA. ESSE MOVIMENTO CONTRA O EURO, DENTRO DA ALEMANHA, PODERÁ OCASIONAR A DESINTEGRAÇÃO POLÍTICA DA EUROPA. DONA ANGELA MERKEL TERÁ QUE DIALOGAR COM SEU POVO.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário