sábado, 23 de março de 2013

UM CONSÓRCIO ENTRE 7 MUNICÍPIOS, COM 31 ANOS E AINDA ESTAMOS JOGANDO NO RIO, GRANDE PARTE DOS ESGOTOS DA CIDADE.

No dia da água, rio Jundiaí recebe 20 mil peixes


iG Paulista - 22/03/2013 21h51
Patrícia Azevedo | patricia.azevedo@rac.com.br


Jovens do Grupo Escoteiro Indaiá soltam 20 mil alevnios no Rio Jundiaí
Foto: Érica Dezonne/AAN
Jovens do Grupo Escoteiro Indaiá soltam 20 mil alevnios no Rio Jundiaí

Grupo Escoteiros Indaiá, de Indaiatuba, comemorou o Dia Mundial da Água, ontem, de uma maneira diferente. Eles construíram um caiaque com garrafas pet e navegaram por um trecho de cinco quilômetros do Rio Jundiaí, entre os bairros Itaici e Pimenta.

Antes de colocar a canoa no rio, os escoteiros fizeram uma pequena homenagem ao Dia Mundial da Água: hastearam a Bandeira Nacional e soltaram no rio 20 mil alevinos de bagres Jundiá. “É uma forma de comemorar o Dia da Água e de mostrar a importância da reciclagem e dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente”, afirmou o diretor presidente do grupo, Paulo Vicente Penna.

Durante dois meses eles construíram um caiaque, que tem 4,5 metros de comprimento, utilizando 281garrafas pet que seriam descartadas no lixo. “Uma garrafa é colada na outra com cola branca (própria para plástico) e precisa esperar 24 horas para secar. Foi um trabalho lento”, explicou Penna.

Ele contou que os escoteiros ajudaram na construção. A embarcação possui dois lugares e foi testada pela primeira vez há uma semana na lagoa do Parque Ecológico, em Indaiatuba. “Fizemos o teste dando uma volta na lagoa e recolhendo lixo no parque”, disse.

O Rio Jundiaí foi escolhido porque há 30 anos a sociedade e entidades ambientais de Indaiatuba lutam para despoluir o curso de água. “Hoje temos motivos para comemorar. A luta pela despoluição do rio chega a 30 anos e os índices da água estão melhorando”, afirmou o gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Jundiaí, o biólogo Domenico Tremaroli. Ele conta que o índice de oxigênio no rio está em 6,7. “Quando está em 2% já é possível ter peixes”, completa o Nilson Gaspar, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).

Segundo Tremaroli, a mudança na qualidade da água do rio se deve ao trabalho conjunto de vários municípios, que começaram a tratar esgoto antes de despejar os dejetos no rio.
Comemorações

O Corpo de Bombeiros da cidade participou da ação de comemoração do Dia Mundial da Água. Dois botes da corporação foram usados para navegar no Jundiaí. O presidentre do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, desceu o rio junto em um dos botes infláveis.

“De acordo com relatório da Cetesb, a qualidade da água do Rio Jundiaí é considerada boa e vai melhorar ainda mais com as obras de construção do interceptor de esgoto”, afirmou.

OBS: ESSA HISTÓRIA DE QUE JÁ TRATAMOS MAIS DE 80 % DE NOSSOS ESGOTOS, É CONTO DA CAROCHINHA (DADOS OFICIAIS).......... JÁ DEVERÍAMOS ESTAR AO LADO DE JUNDIAÍ QUE TRATA 100 % DE SEUS ESGOTOS. ESSA CIDADE É EXEMPLO ÁS DEMAIS QUE ESTÃO NA BACIA DI JUNDIAÍ. A COR DA ÁGUA DA FOTO, MOSTRA O DESCASO DE NOSSAS AUTORIDADES LOCAIS. TER COMO OBJETIVO "TRATAR OS 100 %" É DAR UM POUCO DE CREDIBILIDADE Á MATÉRIA DIVULGADA PELA TAL DE FIRJAN, QUE INFORMOU ESTAR INDAIATUBA EM 1º LUGAR EM QUALIDADE DE VIDA NO BRASIL. ESSA INFORMAÇÃO FOI PLANTADA PARA INFLAR O GOVERNO LOCAL. UMA BOA QUALIDADE DE VIDA REQUER UMA SÉRIE DE DETALHES QUE NÃO TEMOS. NÃO TEMOS SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE, NÃO TEMOS 12 M2 DE ÁREA VERDE POR HABITANTE, NÃO TEMOS CICLOVIAS PARA USO URBANO, NÃO TEMOS SAÚDE NO SOCIAL (ACIDENTES DE TRÂNSITO, ASSASSINATOS, ROUBO DE VEÍCULOS, ROUBO DE RESIDÊNCIAS). FAZER UMA PESQUISA, BASEADA "DADOS OFICIAIS", FORNECIDOS PELA PREFEITURA NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. O PIOR É QUE ESSES DADOS FORAM DIVULGADOS EM REDE NACIONAL DE TV, COM GRANDE AUDIÊNCIA. AGORA VÃO DIVULGAR A DESCIDA DO RIO JUNDIAÍ, QUANDO A OBRIGAÇÃO PRIMORDIAL É TRATAR NOSSOS ESGOTOS A 100 %. A OBRIGAÇÃO É CONSTRUIR NÚCLEOS HABITACIONAIS PARA REDUZIR E ACABAR COM A PROMISCUIDADE URBANA. BAIRROS DENSAMENTE POVOADOS, MAS CUJA PROMISCUIDADE NÃO APARECE. ONDE JÁ SE VIU, TREIS FAMÍLIAS MORANDO SÔBRE UM LOTE DE 5 X 25 METROS. É PRECISO DESMISTIFICAR ESSA ENGANAÇÃO DAS "FIRJANS DA VIDA".


Nenhum comentário:

Postar um comentário