segunda-feira, 18 de março de 2013

PODE MUDAR O MAPA POLÍTICO DA EUROPA

Crise econômica espanhola aumenta pressão por independência da Catalunha


Atualizado em 12 de setembro, 2012 - 10:28 (Brasília) 13:28 GMT
 
Manifestação separatista em Barcelona (AFP)
Organizadores de manifestação falam em até 2 milhões de participantes
A crise econômica na Espanha está estimulando a campanha pela independência da Catalunha, uma das mais importantes regiões autônomas do país, que responde por um quinto da economia nacional e tem uma população de cerca de 7,5 milhões.
A maioria das pesquisas de opinião já realizadas na região sugerem que, no caso da realização de um referendo sobre a independência da região, a maioria votaria a favor.

O acordo ao qual o presidente catalão se refere é conhecido na Espanha como "pacto fiscal".
Presidente da Catalunha, Artur Mas, não descarta campanha pela independência
A Catalunha afirma que paga ao governo central em Madri 15 bilhões de euros (mais de R$ 38 bilhões) a mais do que recebe de volta em verbas para serviços e projetos públicos.
Presidente da Catalunha, Artur Mas (Reuters)Em agosto, quando a região, que é a mais endividada da Espanha, afirmou que vai precisar de 5 bilhões de euros (quase R$ 13 bilhões) do fundo de ajuda do governo espanhol para regiões autônomas endividadas, fontes do governo catalão sugeriram, em conversas particulares, que eles estavam apenas "pedindo o dinheiro de volta".
O governo central em Madri não deve aceitar este argumento ou a exigência da Catalunha, de que qualquer empréstimo do fundo de ajuda do governo deve ser feito sem que os catalães assumam compromissos com o governo espanhol.
O governo catalão quer, basicamente, coletar e gerenciar seus próprios impostos.
Mas o grande obstáculo para isto é que o próprio governo da Espanha está sem dinheiro e ainda precisa lidar com a recessão que afeta o país.

Fragmentação do país

A Catalunha tem seu próprio idioma e cultura, com diferenças claras em relação ao resto da Espanha. No entanto, o país ainda está muito longe de se transformar no próximo país independente da Europa.
Governo central espanhol não aceita ideia de independência da Catalunha
Apesar das manifestações e declarações do presidente da Catalunha, o governo central da Espanha se recusa a discutir a ideia e acredita que qualquer tentativa da região se transformar em um país independente é inconstitucional.
Manifestação separatista em Barcelona (AP)E a questão traz de volta um problema da época da violenta guerra civil espanhola, o temor da desintegração do país.
Nos anos de transição para a democracia, a questão das regiões autônomas foi gerenciada cuidadosamente pelo governo.
Muitos também podem se perguntar qual seria a opinião dos líderes europeus mais poderosos, como a chanceler alemã Angela Merkel, sobre a questão catalã, dentro do contexto da crise econômica europeia.
E a resposta é que, provavelmente, Merkel não aprovaria a ideia de uma Espanha mais fragmentada e economicamente mais fraca.

OBS: DIVERSAS ETNIAS LUTAM POR AUTONOMIA NA EUROPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário