sexta-feira, 22 de março de 2013

ESSE ÍNDICE DA FIRJAN, PODE TER SIDO "FORJADO".

02/12/2012 16h30- Atualizado em 04/12/2012

Indaiatuba é a 1ª do país em ranking das melhores cidades para se viver

Pesquisa da Firjan refere-se a dados de 2010 e foi divulgada no sábado.
Quatro cidades da região de Campinas estão entre as 10 melhores cidades.

Do G1 Campinas e Região

Urbanização das margens do Córrego Belchior em Indaiatuba (Foto: Eliandro Figueira/ACS-PMI)Urbanização das margens do Córrego Belchior em
Indaiatuba (Foto: Eliandro Figueira/ACS-PMI)
A cidade de Indaiatuba (SP) ficou em primeiro lugar no ranking das melhores cidades do Brasil para se viver. Outros quatro municípios da região de Campinas (SP) também estão na lista entre os dez melhores - Itatiba (SP) na 3º colocação, Amparo (SP) em 4º lugar, Louveira (SP) na 8ª posição, e Paulínia (SP) na 10ª. A pesquisa foi feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), baseada em dados de 2010.
No estudo, foi definido o índice IFDM de desenvolvimento municipal, um estudo anual do sistema da federação que acompanha o desenvolvimento de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. A amostragem é feita, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Os resultados foram divulgados no sábado (1º) e mostram que, das 645 cidades do estado de São Paulo, 173 apresentaram alto desenvolvimento e 73 municípios paulistas ficaram entre as cem com maior índice. Indaiatuba estava na relação estadual das dez cidades com melhor condição de vida desde 2009, e conquistou, de forma inédita, a primeira colocação com índice de 0,9486. A cidade teve maior pontuação na educação, seguida do emprego e renda e saúde.
No âmbito da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Indaiatuba e Paulínia, outros seis municípios estão entre as 50 melhores do Brasil. Campinas ficou em 12º lugar no ranking nacional, Valinhos (SP) em 14º, Americana (SP) em 18º, Santa Bárbara D'Oeste (SP) em 29º, Vinhedo (SP) em 30º e Hortolândia em 37º.
Visão aérea da cidade de Indaiatuba  (Foto: Eliandro Figueira/ Divulgação Prefeitura de Indaiatuba)
 
Indaiatuba registrou o melhor índice no estudo da Firjan (Foto: Eliandro Figueira/ Divulgação Prefeitura)
Desigualdade

A pesquisa revela os novos números de um problema antigo no Brasil: a desigualdade. Dos 500 municípios do Brasil com melhores condições de vida, 90,8% estão nas regiões Sul e Sudeste. Dos 500 piores, 96,4% estão nas regiões Norte e Nordeste. A região Nordeste foi a que mais cresceu em dez anos. Tremedal, na Bahia, aparece como o pior município em qualidade de vida. Poucas creches e escolas, saúde deficiente e desemprego elevado puxaram o índice para baixo.
Já no estado mais rico, a educação de qualidade avança rápido. Dos cem municípios mais bem pontuados do país, 98 são paulistas. “É o único estado em que o interior mostra uma força de desenvolvimento inclusive superior à capital”, diz Guilherme Mercês, gerente dos estudos econômicos da Firjan. A cidade que lidera o ranking de desenvolvimento do estado do Rio é pequena, pacata, tem apenas 17 mil moradores. À primeira vista parece uma cidade típica do interior. Mas o crescimento de Porto Real depende da produção de automóveis. Um terço de todos os trabalhadores com carteira assinada da cidade estão empregados.
Ser tão dependente de um único setor da economia traz riscos. Mas o crescimento da cidade compensa. “Nós percebemos que houve um aumento do poder aquisitivo das pessoas. Então isso nos dá uma satisfação bastante grande porque até o comércio desenvolveu”, afirma Eduardo Chaves, diretor industrial da fábrica de motores de Porto Real.
O relatório completo da pesquisa da Firjan pode ser visto na internet.

OBS: LI OS COMENTÁRIOS A RESPEITO DESSA MATÉRIA. ALGUNS SÃO ATÉ CERTO PONTO AGRESSIVOS AOS QUE DISCORDAM. VAI DAÍ, UMA CERTA LAVAGEM CEREBRAL. COMO PODE UMA CIDADE SER A MELHOR DO BRASIL, QUANDO A SAÚDE DA POPULAÇÃO ESTÁ EM CACOS? É SÓ FREQUENTAR UM DOS POSTOS DE SAÚDE DA CIDADE E CONSTATAR. PARA QUE SERVEM OS COMPUTADORES? POSTOS DE SAÚDE ESTÃO ABARROTADOS DE ENVELOPES COM OS DADOS DOS PACIENTES. É SÓ VERIFICAR A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA URBANA. UMA CIDADE COM BOA CONDIÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, PRECISA TER 100% DE SEUS ESGOTOS TRATADOS. NOSSA CIDADE TEM HOJE, UNS 40% DE SEUS ESGOTOS TRATADOS. SOMOS MUITO POBRES EM CICLOVIAS URBANAS. TER UNS KM  DE CICLOVIAS NO PARQUE ECOLÓGICO NÃO CONDIZ COM UMA CIDADE COM CICLOVIAS URBANAS, ONDE OS COMPANHEIROS TRABALHADORES POSSAM IR AO TRABALHO COM SUA "BIKE". EXISTE HOJE MUITA PROPAGANDA ENGANOSA, PARA INFLAR OS DETENTORES DO PODER LOCAL. FALTAM MORADIAS POPULARES E UMA CIDADE COM BOM PADRÃO DE QUALIDADE DE VIDA NÃO PODE TOLERAR FAMÍLIAS MORANDO EM CONDIÇÕES PROMÍSCUAS. OS DIRIGENTES DE INDAIATUBA DEVEM VISITAR O JARDIM BRASIL E CONSTATAR QUE MUITOS TERRENOS FORAM SUB-DIVIDIDOS POR UM PROJETO DE LEI (LEI BURRA) QUE FOI APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL. COM ESSE PROJETO OS NOBRES JÁ DERRUBARAM A QUALIDADE DE VIDA DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO. QUANDO FALAMOS EM JARDIM BRASIL, É SÓ EXEMPLO. ESSA SITUAÇÃO EXISTE EM OUTROS BAIRRO COMO NO OLIVEIRA CAMARGO, TANCREDO NEVES, MORADA DO SOL, SANTA CRUZ E OUTROS. CHAMAM ESSES BAIRROS DE JARDIM, MAS NELES NÃO HÁ UMA PRAÇA AJARDINADA PARA O LAZER DE SUA POPULAÇÃO.
ENTÃO DESSE ESPAÇO FAZEMOS UMA SUGESTÃO Á FIRJAN: VENHAM A INDAIATUBA E LEVANTEM OS DADOS "IN LOCO". CONSTATEM A REAL SITUAÇÃO DA CIDADE. ASSIM, AUMENTARÁ A CREDIBILIDADE DA PRÓPRIA FIRJAN.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário