quinta-feira, 14 de março de 2013

PODEMOS REDUZIR OS ATRITOS; SÓ DEPENDE DE NÓS !!!

Como ganhar uma discussão

Conduza o raciocínio antes de dar opinião, não confronte o oponente de maneira direta e nem pense em devolver acusações: descubra dez passos para argumentar bem

Alessandra Oggioni, especial para o iG São Paulo |
 
Getty Images
"Derrubar" o ponto de vista do outro não é o objetivo do bom argumentador

A maioria das pessoas acredita que argumentar é “vencer” o outro, colocando por terra suas ideias e opiniões. Mas este é um grande engano.
Segundo o professor de linguística Antônio Suárez Abreu, autor do livro “A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção” (Ateliê Editorial, 2008), saber argumentar é, em primeiro lugar, aprender a integrar-se ao universo do outro. “É preciso fazer com que o outro tenha condições de ver o objeto da disputa de um ponto de vista diferente daquele a que está acostumado e, ao final, tenha o desejo mudá-lo, concordando com quem argumenta”, explica.
Portanto, em uma discussão, está terminantemente proibido querer impor o seu ponto de vista a qualquer custo. Aquele que logo de cara diz “eu não concordo com você” provavelmente não vai conseguir convencer ninguém. Sendo assim, mostrar consideração pelo que o outro pensa ou sente é o melhor caminho. “Quando nosso interlocutor acredita que pensamos de maneira igual, fica mais fácil ele concordar com as teses que estamos defendendo”, afirma Ana Lúcia Tinoco Cabral, pesquisadora da área de linguística e autora do livro “A Força das Palavras – Dizer e Argumentar” (Editora Contexto, 2010).

OBS: ASSIM COMO NO CAMPO DA POLÍTICA, UMA ARGUMENTAÇÃO SADIA, UM DIÁLOGO INTELIGENTE PODE REDUZIR OS ATRITOS DENTRO DE UMA CASA. DESSA FORMA TODOS SAEM GANHANDO.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário