quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A MAIS FORTE ECONOMIA DA EUROPA APOIA PLANO GREGO. HAVERÁ MUITO SOFRIMENTO SOCIAL.



08/11/2012 11:14

Alemanha comemora aprovação de novos ajustes na Grécia

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha disse que o apoio parlamentar aos novos cortes é um "sinal que se ouvirá em toda a eurozona"

Guido Westerwelle: "Europa e Alemanha apoiam solidariamente a Grécia e o caminho de reformas escolhido"

Berlim - O ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, comemorou nesta quinta-feira a aprovação no Parlamento grego dos novos ajustes propostos pelo Executivo do primeiro-ministro do país, Antonis Samaras.

08/11/2012
Comissão Europeia celebra aprovação de plano na Grécia

"A decisão do Parlamento grego sobre o pacote de economia proposto pelo governo é um importante compromisso com as políticas necessárias de consolidação e reforma", afirmou o ministro em comunicado.

O titular das Relações Exteriores acrescentou que o apoio parlamentar aos novos cortes - imprescindíveis para que a Grécia obtenha o novo lance de seu resgate - é um "sinal que se ouvirá em toda a eurozona".

Westerwelle reiterou além disso o "enorme respeito" que o governo alemão tem pelos "esforços que muitas pessoas fazem na Grécia para superar a crise", mas lhes encorajou a seguir na linha marcada pela Comissão Europeia (CE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Europa e Alemanha apoiam solidariamente a Grécia e o caminho de reformas escolhido", concluiu o ministro alemão.

O Parlamento grego aprovou ontem um novo pacote de ajustes, requisito necessário imposto pelos credores internacionais à Grécia para desembolsar os 31,5 bilhões de euros do próximo lance do resgate.

O governo grego declarou que se não receber uma injeção de verbas imediatamente, no dia 16 ficará sem dinheiro para bancar suas dívidas.

Prevê-se que na próxima segunda-feira os ministros de Finanças do Eurogrupo analisem o último relatório, ainda não publicado, da troika - formada pelo FMI, a CE e o Banco Central Europeu (BCE) - e decidam se darão sinal verde ao pagamento.

OBS: DURANTE A CRISE DE 2008 ENVOLVENDO EUROPA E ESTADOS UNIDOS, NOSSO PRESIDENTE LULA FOI ESTIMULADO A "PISAR NO FREIO DA ECONOMIA". RESOLVEU TOMAR UM CAMINHO CONTRARIO. ESTIMULOU A PRODUÇÃO E O CONSUMO. COM O PASSAR DO TEMPO, FOI CONSTATADA QUE SUA DECISÃO FORA ACERTADA. NOSSO POVO CONTINUOU A TRABALHAR E O SOFRIMENTO PASSOU AO LARGO. NESSE MOMENTO, GRÉCIA, PORTUGAL, ESPANHA ACEITAM O PLANO DE AUSTERIDADE DA UNIÃO EUROPÉIA, MAS JÁ SE NOTAM MOVIMENTOS SOCIAIS DE REBELDIA NESSES PAÍSES. O POVO PORTUGUÊS ALÉM DAS REDUÇÕES DE SEUS GANHOS, AGORA ESTÃO NA IMINÊNCIA DE PERDER SUAS CONQUISTAS NA ÁREA DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO. HAVERÁ FORTE SOFRIMENTO SOCIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário