sexta-feira, 23 de novembro de 2012

UM TRIBUNAL IMPERMEÁVEL ÀS PRESSÕES.

23/11/2012 folha 

Dilma sugere que vai descartar indicação partidária para o STF

NATUZA NERY, VALDO CRUZ DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff tem dado sinais de que não pretende acatar indicações partidárias para ocupar a vaga do ministro Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com isso, ficariam de fora da lista de cotados dois ministros petistas sempre citados para vagas no STF: José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).

Segundo a Folha apurou, Dilma tende a seguir critérios semelhantes ao de sua escolha mais recente, quando nomeou Teori Zavascki para a vaga de Cezar Peluso.

Por ora, interlocutores apontam a preferência por um perfil mais técnico, sem vinculações políticas e sem atração por "holofotes". A presidente disse a interlocutores ter ficado com impressão ruim dos momentos de bate-boca entre ministros no julgamento do mensalão.

Conforme relato de integrantes de sua equipe, o perfil ideal de um ministro do STF é aquele que mantém serenidade mesmo quando pronuncia votos fortes e até mesmo impopulares. Um interlocutor presidencial interpreta esse conceito: "Que não ceda a pressões da mídia".

Dilma ainda não abriu as discussões para a escolha do substituto de Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente neste mês ao completar 70 anos.

A expectativa é que a escolha ocorra neste ano. Há, porém, a chance de a indicação ser sacramentada somente em fevereiro, pois haveria pouco tempo hábil para que o Congresso aprovasse o nome até o fim de dezembro.

Segundo a Folha apurou, Dilma pode abrir mão de um juiz para a vaga, ao contrário do que fez nas três nomeações anteriores: Zavascki, Luiz Fux e Rosa Weber.

Não se descarta um promotor, um advogado ou até mesmo alguém da área acadêmica. O julgamento do mensalão reforçou a defesa por um jurista da área criminal, área considerada sub-representada no STF.

O advogado Luís Roberto Barroso é um candidato considerado forte. Ele se enquadra em outro critério visto como importante na definição do futuro ministro do STF: tem perfil mais liberal.

Barroso atuou na ação para viabilizar pesquisas com células-tronco e na que tornou a união homoafetiva semelhante em direitos à união estável entre casais hétero. Ele também defendeu o italiano Cesare Battisti.

Outros cotados são Heleno Torres, Paulo Modesto, Benedito Alves e Luiz Fachin.

OBS: DILMA CONTINUA A CONVOCAR TÉCNICOS PARA CARGOS TÉCNICOS. ASSIM, SEU GOVERNO AVANÇA DE FORMA SEGURA E SERENA. MAIS UMA VAGA A SER PREENCHIDA NO STF E ELA MANTÉM SEU MODO DE ATUAR. PONTO PARA DILMA. OUTRO FATO CITADO NA MATÉRIA, É QUE  MINISTROS NÃO DEVEM SE DEIXAR LEVAR PELAS PRESSÕES DA MÍDIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário