segunda-feira, 26 de novembro de 2012

QUANDO UM PAÍS QUER CRESCER, OCUPAR MAIS ESPAÇO, ALGUÉM TERÁ QUE CEDER ESPAÇO.

Diplomacia 26.novembro.2012

20 Países ricos atacam na OMC a redução do IPI no Brasil .

As maiores economias do mundo atacam a manutenção da redução do IPI no setor automotivo no Brasil, os programa INOVAR do governo e temem que Brasília possa ampliar o benefício fiscal para outros setores da economia no futuro. A queixa foi levantada hoje na Organização Mundial do Comércio e envolveu mais de 30 países que questionam a legalidade da política brasileira.


A principal queixa veio da União Europeia. O bloco se diz “cada vez mais preocupado pelo uso do Brasil de taxas para proteger o setor automotivo doméstico”. Pelas regras estipuladas pelo governo, empresas com um grau de produção nacional mínimo teriam uma redução de impostos, ganhando competitividade perante o consumidor.

O tema vem preocupando parceiros comerciais. Hoje, foi a vez da UE atacar a política brasileira, acusando as regras de “favorecer os produtores domésticos”. A preocupação é de que esse sistema seja “replicado em outros setores da economia do Brasil”.

O Japão saiu ao ataque também, alertando que as medidas estão desenhadas para “proteger a indústria nacional” e são “inconsistentes” com as regras da OMC. Australia, Coreia, Canadá, EUA, Taiwan, China e Hong Kong também criticaram o Brasil pela redução do IPI.

O Itamaraty foi obrigado a se defender, alegando que as medidas visam a encorajar o desenvolvimento técnico, aumentar o padrão ambiental e elevar a qualidade dos carros no Brasil.

Na avaliação do governo, as leis brasileiras estão de acordo com as regras da OMC.

OBS: ESSAS DETERMINAÇÕES DO GOVERNO BRASILEIRO ESTÃO CORRETAS. TOMADAS DENTRO DE UMA CONJUNTURA INTERNACIONAL DESFAVORÁVEL, MANTÉM A COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS BRASILEIROS. CASO ESSAS MEDIDAS FOSSEM "EM OUTRA DIREÇÃO", ESSE GRUPO DE PAÍSES INDUSTRIALIZADOS "APLAUDIRIA". NOSSA PRESIDENTE DILMA ESTÁ DE PARABÉNS. SINAL DE QUE NOSSO PAÍS INCOMODA OS PAÍSES QUE ESTÃO RECLAMANDO. COMO DIZ O DITADO: "NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário