terça-feira, 27 de novembro de 2012

DILMA NÃO ENTRA "NA ONDA DO GOV. SÉRGIO CABRAL"

27/11/2012
Alan Marques/Folhapress


Dilma defende uso 'responsável' dos recursos dos royalties do petróleo

DE SÃO PAULO

A presidente Dilma Rousseff defendeu o uso "responsável" dos recursos dos royalties do petróleo nesta terça-feira (27) durante sua coluna semanal "Conversa com a Presidenta". No próximo dia 30 termina o prazo para a presidente decidir se veta ou sanciona o projeto de lei que altera regras de distribuição dos royalties entre os Estados.

Ontem (26), o governo do Rio organizou uma passeata para pedir que a presidente não sancione o texto aprovado pelo Congresso. Com a passeata "Veta, Dilma", o governador Sérgio Cabral buscou apoio popular para sensibilizar a presidente contra a redistribuição de recursos dos royalties. O Rio de Janeiro é Estado produtor.

Cabral evita atacar Dilma, mas sinaliza afastamento

Manifestantes entram em confronto durante ato 'Veta, Dilma' no Rio
Alan Marques/Folhapress


No Rio, ato contra nova divisão dos royalties começa em clima de festa

"A exploração do pré-sal vai significar mais encomendas de bens e serviços no Brasil, criando oportunidades de negócio e de emprego para brasileiros e brasileiras. E usando de forma responsável os recursos dos royalties, teremos um passaporte para transformar o Brasil em um país muito mais desenvolvido e com mais oportunidades para toda a população", afirma a presidente, ao responder à pergunta de uma engenheira que fez uma pergunta sobre o pré-sal.

Dilma também disse que o pré-sal produz mais de 200 mil barris por dia nas bacias de Santos e de Campos e que "tornou-se uma realidade.

"Até 2016, o pré-sal deverá contribuir com 31% da produção total do país, graças ao investimento da Petrobras e de outras empresas instaladas no país, muitas em parceira com a empresa brasileira. Estes investimentos estão estimados em US$ 93 bilhões, dos quais US$ 69,6 bilhões serão aportados pela Petrobras", explicou Dilma.

A presidente também afirmou que o petróleo do pré-sal é "imensa riqueza" que se destaca pelo tamanho e qualidade. "O petróleo do pré-sal da Bacia de Santos, por exemplo, tem baixa acidez e baixo teor de enxofre, características valorizadas no mercado."

OBS: FOI DURANTE O GOVERNO LULA, QUE A PETROBRÁS TEVE A OUSADIA DE PERFURAR A CROSTA EM ÁGUAS PROFUNDAS, 6 MIL METROS ABAIXO DA SUPERFÍCIE. RESULTADO: LOCALIZARAM PETRÓLEO DE ALTA QUALIDADE E ALTO VALOR NO COMÉRCIO INTERNACIONAL. E LULA AFIRMOU AINDA QUE NOSSAS REFINARIAS IRIAM REFINAR O PRODUTO, PARA VENDER JÁ COM VALOR AGREGADO. É COM AÇÕES COMO ESSA, QUE O BRASIL COMEÇA A INCOMODAR OS "GRANDES ATORES" DO COMÉRCIO MUNDIAL. NO CASO DOS ROYALTIES, CERTAMENTE CAMINHAREMOS PARA UMA PARTILHA ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS, ONDE TODOS GANHARÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário