domingo, 11 de novembro de 2012

CAUTELA E HIGIENE NA CASA, SÃO PARTE DA PREVENÇÃO. 1

Tempo quente e chuvoso traz o escorpião para dentro de casa

Ribeirão Preto recebeu 126 notificações de picadas este ano

11/11/2012
Jornal A Cidade

Nos meses mais quentes do ano, principalmente nos períodos de chuva, um vilão silencioso invade as casas e provoca acidentes: o escorpião.

A chefe da Divisão de Vetores e Animais Peçonhentos de Ribeirão Preto, Maria Lúcia Biagini diz que só este ano, a pasta já recebeu 126 notificações de picadas este ano.

Em 2011, 137 pessoas foram atacadas em Ribeirão Preto. Dependendo do peso e da resistência da vítima, pode ser fatal.

Em 1997, uma criança de dois anos morreu depois de ter sido picada por um escorpião na cidade.

Riscos

Para crianças e pessoas idosas, as picadas podem ser mais perigosas, com risco de taquicardia. Por isso, precisam ser encaminhados imediatamente para hospitais ou Unidades Básicas de Saúde, para tomar soroterapia antiveneno de escorpião.

"Como medida preventiva, para evitar os escorpiões, os moradores precisam manter quintais, jardins, sótãos, garagens e a casa limpos, sem folhas, entulho, tijolos e madeira. Outro cuidado importante, é manter camas e berços afastados da parede", explica Maria Lúcia.

De todos os tipos de escorpiões, o predominante na região de Ribeirão Preto é o tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo. Essa é a espécie mais comum e mais perigosa, encontrada em boa parte do Brasil.

Além dele, em Ribeirão Preto, também pode ser encontrado o tityus bahiensis, ou o escorpião marrom, porém, com baixa incidência (veja arte nas páginas E9 e E10).

O perigo do escorpião amarelo vem da alta proliferação da espécie e da grande atividade do veneno. Ele mede até sete centímetros de comprimento. tem uma população só de fêmeas.

A reprodução é assexuada e feita só com os óvulos, que transformam-se diretamente em embriões. cada ninhada pode ter até trinta filhotes. Durante todo o ciclo reprodutivo, cada mãe pode gerar até setenta novas fêmeas.

Segundo o Ministério da Saúde, além da picada, extremamente dolorida do escorpião, a vítima do artrópodo da classe dos aracnídeos pode apresentar sintomas de sudorese, agitação psicológica e motora, hipertensão e taquicardia.

Em crianças, os sintomas graves do veneno podem evoluir para náuses e vômitos e, daí a necessidade de procurar tratamento com soroterapia o quanto antes. Maria Lúcia Biagini diz que com as alterações climáticas do globo, em algumas regiões, os escorpiões ficam ativos o ano todo.

OBS: MATÉRIA TRANSCRITA DO SITE DA EPTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário