domingo, 11 de novembro de 2012

"LULA NA SUA PRAIA". NUMA ÉPOCA CRISE NA ECONOMIA MUNDIAL, ELE SABE COMO DIALOGAR COM OS PARCEIROS DO BRASIL.

Notícias 11/11/12

Lula retoma roteiro previsto em 2011 e visita terra que remete às grandes lutas sociaisEx-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/IL sobre imagem google)

Lutas pela independência, contra o racismo, pela democracia e por justiça social marcam os países que serão visitados nesta viagem.

Entre os dias 16 e 23 de novembro, o ex-presidente Lula visitará a África do Sul, Moçambique, Etiópia e Índia, em roteiro que relembra grandes lutas sociais nos dois continentes.

No dia 16 de novembro, na África do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia um roteiro por quatro países e dois continentes. Na viagem, Lula encontrará chefes de estado e de governo, jovens, dirigentes sindicais, lideranças populares e empresários. Lula deve retornar ao Brasil no dia 24 de novembro.

Lutas pela independência, contra o racismo, pela democracia e por justiça social marcam os países que serão visitados nesta viagem. As atividades do ex-presidente relembram nomes importantes da história mundial como Nelson Mandela, Steve Biko, Samora Machel, Indira Gandhi e Jawaharlal Nehru.

Esse roteiro estava pronto para ser seguido no ano passado, mas teve de ser adiado em função do câncer diagnosticado no ex-presidente. Recuperado, ele retoma essa agenda dando continuidade, na África, ao trabalho de aproximação com os países do continente que o Instituto Lula vem desenvolvendo desde sua criação.

Nos contatos com os chefes de Estado, e particularmente em sua visita à sede da União Africana, Lula tratará do grande encontro organizado pela FAO, em parceria com a União Africana, que acontecerá em 4 e 5 de março de 2013, em Adis Abeba. O evento tem apoio do Instituto Lula e terá como tema a coordenação das ações de combate à fome na África.

Como em todos os encontros que Lula tem fora do Brasil, a crise econômica mundial, o sucesso das políticas sociais brasileiras, o desenvolvimento sustentável e a paz serão temas presentes.

Na Índia, última parada do roteiro, Lula receberá o Prêmio Indira Gandhi. O ex-presidente também fará discurso em homenagem a Jawaharlal Nehru, líder da luta pela independência indiana e primeiro primeiro-ministro da história do país.

Após a visita à Índia, o ex-presidente retorna ao Brasil.

Programação:
_________________________
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Encontro com o presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma

Palestra para empresários
____________________
Sábado, 17 de novembro de 2012

Encontro com jovens sul-africanos na Fundação Steve Biko

Encontro com dirigentes da Cosatu (Congresso dos Sindicatos Sul-africanas) na sede da entidade
_________________________
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Encontro com Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza

Evento em homenagem a Samora Machel no Centro de Documentação Samora Machel
___________________________
Terça-feira, 20 de novembro de 2012

Palestra para empresários
________________________________
Quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Encontro com Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegne

Encontro com a presidenta da União Africana Nkosazana Dlamini-Zuma, em visita à sede da União Africana
____________________
Quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cerimônia de entrega do prêmio Indira Gandhi

Encontro com o Primeiro-Ministro da República da Índia, Manmohan Singh
______________________________
Sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Palestra para empresários

Conferência no Nehru Memorial

OBS: DILMA ACABA DE GANHAR UM EXCELENTE EMBAIXADOR. LULA TEM VONTADE POLÍTICA E CONHECIMENTO DAS REGIÕES POR ONDE PASSARÁ.
CURIOSAMENTE ELE TERÁ UM ENCONTRO COM JOVENS SUL-AFRICANOS NUM LOCAL MUITO ESPECIAL; NA "FUNDAÇÃO STEVE BIKO". ESSE CIDADÃO, QUANDO EM VIDA ERA A VOZ DO POVO SUL-AFRICANO, ENQUANTO MANDELA CUMPRIA PENA NUMA ILHA DISTANTE. VIVIA ESCONDIDO E SÓ APARECIA EM MOMENTOS ESPECIAIS. FOI ASSASSINADO PELA TURMA DOS "BOERES", QUE GOVERNAVAM O PAÍS NUM REGIME DE SEGREGAÇÃO RACISTA: OS BRANCOS ANDAVAM NAS CALÇADAS, ENQUANTO OS NEGROS ANDAVAM PELAS RUAS. QUEM QUISER ASSISTIR UM BELO FILME SOBRE BIKO, VEJAM "UM GRITO DE LIBERDADE".
MANDELA CONSEGUIU ACABAR COM ESSA SITUAÇÃO.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário