domingo, 25 de novembro de 2012

VÁRIAS REGIÕES NA EUROPA LUTAM POR AUTONOMIA.

Sentimento separatista ganha força na Europa

Atualizado em 24 de novembro, 2012 - 22:59 (Brasília) 00:59 GMT

.Manifestação pró-independência na Catalunha

A Catalunha faz neste domingo (25) uma eleição que pode abrir caminho para um referendo sobre sua independência da Espanha, mas essa não é a única região da Europa onde cresceu o sentimento separatista nos últimos anos. Grã-bretanha, Itália e Bélgica vivenciam tendências semelhantes.

Os separatistas europeus têm se observado uns aos outros para definir suas estratégias e colaborado em organizações como a European Free Alliance (Aliança Livre Europeia), com sede em Bruxelas.

Notícias relacionadasFesta nacional na Espanha alimenta polêmica sobre independência da CatalunhaReferendo histórico definirá possível independência da EscóciaCrise econômica espanhola aumenta pressão por independência da CatalunhaTópicos relacionadosEuropa, InternacionalSe alcançarem suas reivindicações, em alguns anos podem mudar o mapa da Europa.

Em geral, esses movimentos têm crescido em lugares que, além de terem uma demanda histórica por mais autonomia amparada em questões culturais e sociais, se tornaram ilhas de prosperidade em meio à crise ou têm riquezas que alimentam as perspectivas de um futuro mais próspero (caso do petróleo da Escócia e da indústria catalã e a do país basco).

Os escoceses são, até agora, os que chegaram mais longe: em 2014 eles decidirão em referendo se saem ou não do Reino Unido. Mas as eleições gerais na Catalunha também se tornaram uma espécie de plebiscito sobre um referendo do mesmo tipo. Se o partido nacionalista Convergência e União vencer, a região pode seguir o mesmo rumo.

Abaixo, confira algumas regiões que, como a Catalunha, assistem ao crescimento de movimentos que pedem independência ou mais autonomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário