terça-feira, 27 de novembro de 2012

A PESQUISA CIENTÍFICA A SERVIÇO DA HUMANIDADE.

USP de Ribeirão testa 'superleite' em dieta de idoso

Vacas da Fazenda Experimental recebem ração enriquecida para produzir leite funcional

27/11/2012

Na foto, prédio da USP de Ribeirão Preto.


Via EPTV.com - Maria Regina Barros

Os idosos da Casa do Vovô - uma casa de repouso pública que fica no Ipiranga, em Ribeirão - agora bebem uma espécie de "superleite". O produto, que promete ajudar na prevenção de doenças, vem de vacas alimentadas com uma ração especial, enriquecida de selênio, vitamina E e óleo de girassol.

A pesquisadora Karina Pfrimer diz que, desde setembro, os 130 idosos da instituição estão recebendo o alimento três vezes ao dia. O chamado "leite funcional" vem de vacas da Fazenda Experimental da USP.

"Nós esperamos que esse alimento aumente a quantidade de selênio, vitaminas E e ácidos graxos polinsaturados no organismo do paciente. Isso vai resultar na melhora do sistema imunológico, além de apresentar um perfil modificado do trigliceres e colesterol bom ", afirma a pesquisadora.

A pesquisa é realizada pela Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura do Estado, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Karina afirma que resultados preliminares da pesquisa devem ficar prontos em fevereiro do ano que vem. Nesta segunda-feira (26), pela segunda vez, foram colhidas amostras biológicas de pacientes para análise.

Um teste semelhante foi realizado em Casa Branca (SP) com 90 crianças de 7 a 10 anos, de uma escola pública, durante três meses. Os testes ainda estão em andamento, mas as crianças que tomaram o leite funcional apresentaram maior concentração das substâncias e vitaminas e do bom colesterol no sangue.

Para realizar o estudo, os idosos foram divididos em quatro grupos, de acordo com a alimentação oferecida para as vacas, para que se possa medir os resutados.

O primeiro grupo toma leite comum, sem aditivos. O segundo grupo toma leite das vacas que ingeriram óleo de girassol. O terceiro toma o leite que vem das vacas que tiveram a ração enriquecida com selênio e vitamina E. Por fim, o quarto grupo toma a leite das vaca que receberam o pacote completo de aditivos.

Segundo Karina, assim poderá ser definida a melhor ração para as vacas.

OBS: EXCELENTE TRABALHO ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO PELA USP DE RIBEIRÃO PRETO. ACABARÃO POR PRODUZIR UM LEITE, QUE PREENCHERÁ AS NECESSIDADES DE NOSSA POPULAÇÃO IDOSA. UM ELOGIÁVEL EXPERIMENTO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário