sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SOB O COMANDO DE MUJICA URUGUAI SEGUE COM SERENIDADE. 2

Gerardo Lissardy

BBC Mundo

Atualizado em 17 de outubro, 2012 - 14:50 (Brasília)

Droga x narcotráfico

O presidente Mujica - ex-guerrilheiro tupamaro que está no poder desde 2009 -, além de defender a despenalização do aborto, foi o impulsor do projeto que quer criar no Uruguai um monopólio estatal de produção e venda de maconha.

José Mujica, sobre a legalização da maconha: 'A droga não nos preocupa tanto. O preocupante é o narcotráfico'

Seu argumento é de que isso permitiria que os consumidores da cannabis deixassem de lidar com traficantes e de receber ofertas de drogas mais pesadas. Para Mujica, também se reduziria a violência relacionada ao tráfico e à criminalidade.

"A droga não nos preocupa tanto", disse o presidente. "O preocupante é o narcotráfico.

Essa proposta rendeu ao esquerdista Mujica improváveis elogios vindo de liberais como o escritor peruano Mario Vargas Llosa, alinhado à direita.

"Quem teria imaginado que, sob um governo da Frente Ampla (coalização de Mujica), que parecia tão radical, um presidente que foi guerrilheiro, (o Uruguai) é novamente um modelo de legalidade, liberdade, progresso e criatividade, um exemplo que os demais países latino-americanos deveriam seguir", escreveu Vargas Llosa no jornal espanhol

OBS: MAIS UMA PESSOA QUE LUTOU CONTRA A DITADURA EM SEU PAÍS, BRILHA NO COMANDO DE NOSSO VIZINHO URUGUAI. MUJICA MOSTRA SUA PREOCUPAÇÃO COM O NARCO-TRÁFICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário