domingo, 11 de novembro de 2012

CAUTELA E HIGIENE NA CASA SÃO A BASE PARA A PREVENÇÃO. 2

Tempo quente e chuvoso traz o escorpião para dentro de casa

11/11/2012
Jornal A Cidade


A resistência do bicho

O escorpião é um bicho muito mais antigo que o homem: tem mais de quatrocentos milhões de anos. É um campeão de resistência. Suporta cem vezes mais radioatividade que o ser humano, consegue ficar meses sem água e, quando falta alimento, baixa o metabolismo e tolera jejum absoluto por períodos de até um ano e meio.

É carnívoro, recusa alimento morto, só come animais vivos, localiza a presa por vibrações do ar e do solo, através de pelos sensoriais nos palpos e nas pernas.

A principal comida do escorpião é a barata, por isso, limpeza é o principal para mantê-lo afastado.

O que fazer e o que evitar em caso de picada

Dicas do Ministério da Saúde e do Centro de Toxicologia do Hospital das Clínicas alertam que ao ser picada, a pessoa não deve em hipótese alguma fazer torniquete ou apertar o local, nem passar nenhuma substância (como terra, fumo, ervas). É preciso lavar bem o local da picada com água e sabão.

O local da picada também não deve ser perfurado, cortado ou queimado.

Se for possível, a orientação é capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar no tratratamento.

Em pessoas adultas, geralmente a dor é muito intensa, se espalha por todo o membro e, mesmo com o medicamento, perdura pelos próximos dois dias.

Compressas mornas quando o quadro não é muito intenso, ajudam a amenizar a dor.

Compressas com gelo ou água gelada costumam acentuar a sensação dolorosa não sendo, portanto, indicadas. Qualquer outra medida ou procedimento está contra-indicado.

Quem sabe bem disso é o caseiro Edimilson da Silva, 53 anos, vítima frequente do escorpião.

Ele já foi atacado quatro vezes e diz: "A dor é terrível e não passa, fica doendo por vários dias ainda". (outros detalhes sobre o caso, adiante)

OBS: TEMOS DIVERSOS BAIRROS COM MUITO SOFRIMENTO SOCIAL, PROMISCUIDADE, E FALTA DE SEGURANÇA PARA ESSE TIPO DE PROBLEMA. A INCIDÊNCIA NARRADA, FOI EM RIBEIRÃO PRETO. MAS EM NOSSA CIDADE PODEMOS ATUAR, PREVENINDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário