domingo, 25 de novembro de 2012

ITÁLIA TAMBÉM PODE REDUZIR SEU TERRITÓRIO.

Sentimento separatista ganha força na Europa

Atualizado em 24 de novembro, 2012 - 22:59 (Brasília) 00:59 GMT

Tirol do Sul, Itália

Um político de Tirol do Sul, na Itália, sugeriu que a próspera província pagasse para ter mais autonomia

A província de Tirol do Sul (ou Trentino Alto-Ádige), na Itália, já tem certa autonomia de Roma e, por um acordo com o governo central, retêm 90% dos impostos coletados de seus 500 mil habitantes - dois terços dos quais têm o alemão como primeira língua.

A economia vai relativamente bem em comparação ao resto da Itália e os índices de desemprego são baixíssimos. Mas, com os italianos tendo de cortar seus gastos para fechar as contas do governo, as pressões para que Tirol do Sul aumente suas contribuições financeiras ao governo central estão crescendo.

São essas pressões que estão impulsionando a popularidade de políticos como Eva Klotz, do partido Liberdade do Tirol do Sul, que defende que a região se separe da Itália e se una à Áustria.

Por enquanto, a política local é dominada pelo moderado Partido do Povo, mas as eleições provinciais estão marcadas para o próximo ano - e a previsão é que o partido de Klotz amplie sua representação.

Além disso, com o sentimento anti-Roma em ascensão, até o secretário de Economia de Tirol do Sul, Thomas Widmann, do Partido do Povo, já chegou a propôr que a região "compre" sua "autonomia completa", pagando aos italianos 15 bilhões de euros (R$ 40 bilhões) - o equivalente à parcela da dívida pública italiana que caberia a seus habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário