quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UMA "GUERRA" DE 20 ANOS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO.


08/11/2012 12:22

UE e América Latina formalizam final da "guerra da banana"

A decisão coloca fim a oito processos por disputas vigentes relacionadas com a banana

Banana: a "guerra da banana" é uma das disputas que mais se prolongaram no marco do sistema multilateral do comércio nascido depois da Segunda Guerra Mundial

Genebra - A União Europeia (UE) e 11 países latino-americanos formalizaram perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta quinta-feira, o final da chamada "guerra da banana" com a assinatura de um acordo que põe fim a mais de 20 anos de conflito comercial.

Com a presença do diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, os representantes de Bruxelas e dos países latino-americanos assinaram o acordo, que implica colocar um fim a oito processos por disputas vigentes relacionadas com a banana.

"Após mais de 20 anos de litígio e desacordos, finalmente colocamos um fim à saga da banana. As partes chegaram a um acordo para terminar com as disputas", disse Lamy.

"Quero aproveitar essa oportunidade para reconhecer publicamente o trabalho que muitos de vocês realizaram para resolver esse problema. Meu agradecimento também aos muitos de nossos colegas aposentados que trabalharam neste assunto nos últimos anos. Podemos dizer que estamos orgulhosos pelo o que alcançamos", acrescentou.

Os 11 países latino-americanos que participaram da reunião na sede da OMC são Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.

O acordo foi notificado ao presidente do Órgão de Solução de Controvérsias (OSD) da OMC, o embaixador paquistanês Shahid Bashir, uma vez que foram constatadas, oficialmente, reduções tarifárias comunitárias à importação de banana.

Essas reduções fazem parte do Acordo de Genebra sobre Comércio de Banana (GATB), assinada pela UE e os países latino-americanos em questão, em dezembro de 2009, e que ainda não tinha sido ratificado pela falta de uma certidão completa.

OBS: EXISTEM MOMENTOS EM QUE É PRECISO ENDURECER NAS NEGOCIAÇÕES. AFINAL O QUE SÃO 20 ANOS PARA ESSAS NAÇÕES? ESSE RESULTADO ATENDE AS PARTES E É ISSO QUE IMPORTA. O BRASIL JÁ VENCEU EMBATES LONGOS COM CAFÉ, COM SUCO DE LARANHA E MILHO. NA MEDIDA EM QUE ALGUMAS NAÇÕES CRESCEM E SE FORTALECEM, COMEÇAM A INCOMODAR OUTROS COMPETIDORES COMERCIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário