terça-feira, 13 de novembro de 2012

NOSSO PARTIDO DOS TRABALHADORES DESPERTA A ATENÇÃO DOS PANAMENHOS.


Notícias 12/11/12 - 18h12

Panamenhos vêem PT como exemplo de partido democrático e popular. Uma comitiva de líderes da Frente Ampla pela Democracia (FAD) do Panamá, acompanhados pelo deputado Vicentinho (PT-SP), visitou nesta segunda-feira (12) a Liderança do PT na Câmara. Os líderes mostraram interesse pela trajetória de luta do partido, desde a sua construção, até a ascensão ao poder.

Participaram do encontro o porta-voz do movimento, Silvestre Díaz, o presidente da FAD, Fernando Cebramanos, e o secretário-geral da entidade, Genaro López.

Durante a visita, Díaz destacou a dificuldade enfrentada por eles para criar o primeiro partido democrático e popular de esquerda do Panamá. “No meu país não existe um partido que represente os trabalhadores, os estudantes, os índios e os movimentos sociais e sindicais. Dos cinco partidos em funcionamento, todos são conservadores e de direita”, explicou Díaz.

Sobre a criação da legenda, Díaz relatou que o principal obstáculo é conseguir as assinaturas exigidas pela Justiça Eleitoral do País. “São necessárias 64 mil assinaturas de pessoas que se disponham a ir até o tribunal e se filiar. Já temos 22 mil, e esperamos conseguir as restantes até o ano que vem, a tempo de disputarmos as eleições de 2014”, destacou.

Para atingir esse objetivo, Díaz lembrou que a trajetória de luta do PT “é um bom exemplo a ser seguido”. “A experiência do PT nos parece muito interessante para avançarmos no processo de luta contra a direita em nosso país. Estamos passando por um momento histórico que pode mudar a realidade eleitoral do Panamá”, atestou.

Lula

Os representantes da delegação relembraram a visita que o ex-presidente Lula realizou ao país no ano passado. Na conversa, o líder brasileiro demonstrou apoio ao movimento.

“Apesar das poucas horas que passou no Panamá a presença dele foi notícia em todo o país. Creio que a história de vida do Lula, e de seu partido, que foi contada para todo o Panamá, nos ajudou a impulsionar o nosso movimento no campo político”, declarou.

(Héber Carvalho, PT na Câmara)

OBS: VICENTINHO SEGUE A TRILHA DE LULA; DE OPERÁRIO  METALURGICO, FOI A DIRIGENTE SINDICAL, PRESIDENTE DA CUT E DEPUTADO FEDERAL. AVANÇOU AINDA NOS ESTUDOS E HOJE É FORMADO E ADVOCACIA. REPRESENTA A CLASSE OPERÁRIA NO CONGRESSO NACIONAL.
OS PANAMENHOS ESTÃO COLETANDO ASSINATURAS PARA FUNDAR EM SEU PAÍS, UM PARTIDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES. POR TEREM UMA POPULAÇÃO PEQUENA, PELA LEGISLAÇÃO DELES, PRECISAM DE 64 MIL ADESÕES. O PANAMÁ É UM PAÍS CHAVE NAS AMÉRICAS, POIS TEM EM SEU TERRITÓRIO O CANAL DE PANAMÁ, ONDE TRAFEGAM MILHARES DE NAVIOS TODOS OS ANOS. CERTAMENTE CONSEGUIRÃO CONSTITUIR UM PARTIDO FUNDAMENTADO NA CLASSE TRABALHADORA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário