domingo, 25 de novembro de 2012

O POVO SE MANIFESTA NAS ELEIÇÕES DO PAÍS BASCO.

País Basco, Espanha

Partido Bildu foi um dos vencedores das eleições de outubro no País Basco

Uma vitória nacionalista nas eleições regionais de outubro fortaleceu as aspirações separatistas também no País Basco, uma das regiões mais ricas da Espanha.

Na votação, o conservador Partido Nacionalista Basco (PNV) obteve a maioria dos votos e o Euskal Herria Bildu, uma coalizão de esquerda que defende abertamente a independência, ficou em segundo lugar.

Após a eleição, a expectativa era que o PNV e Bildu formassem uma coalizão para pressionar por um referendo sobre a independência da região. Por isso é razoável supor que os resultados das articulações para uma consulta popular na Catalunha possam influenciar os rumos tomados por essa outra região espanhola.

"É hora de começar a pensar como povo, como nação. É hora de parar com as ordens de Madri", disse, em outubro, Laura Mintegi, líder do Bildu.

Segundo analistas, o Bildu reúne as ambições políticas daqueles que no passado apoiaram o grupo separatista armado ETA, mas com uma diferença crucial: o partido condena o uso da violência para fins políticos.

OBS: QUANDO UMA PESSOA SONHA UM SONHO, É SÓ UM SONHO. MAS QUANDO MILHÕES DE PESSOAS SONHAM O MESMO SONHO, É ALGO A SER CONSTRUIDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário