sábado, 10 de agosto de 2013

A "MODERNIDADE" EM COMUNICAÇÃO AGILIZA INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS DE LICITAÇÕES NOS GOVERNOS DE ALKMIN. 9 (NOVE) MESES ANTES DE OCORRER UMA LICITAÇÃO, OS ENVOLVIDOS JÁ SABIAM QUEM ERAM OS VENCEDORES !!!! "EFICIÊNCIA INCRÍVEL". CERTAMENTE "MOLHARAM A MÃO" DE MUITA GENTE.

Política

 
 

10 de Agosto de 2013 - 16:50

Alckmin não comenta licitação suspeita da CPTM durante seu governo em 2004
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participa do programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues
Publicidade
Alckmin não comenta licitação suspeita da CPTM durante seu governo em 2004

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não quis comentar neste sábado (10) as suspeitas de "cartas marcadas" em licitações para recuperação, reforma e modernização de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em 2004, durante seu segundo mandato.

Matéria publicada hoje pela Folha revela troca de e-mails entre executivos da Siemens indicando que a empresa sabia, com antecedência de pelo menos nove meses, quais seriam os ganhadores de quatro licitações realizadas pelo governo paulista em 2004.

Em Campinas (a 93 km de São Paulo), Alckmin se recusou a responder se a licitação havia sido previamente combinada.

Ele esteve em um hotel da cidade para discursar no início de um evento do Lide (grupo de líderes empresariais), em que empresários e políticos saíram em sua defesa. O governador deixou o local sem falar com a imprensa.

Já em Cordeirópolis (a 158 km da capital), questionado novamente sobre a licitação da CPTM em 2004, Alckmin limitou-se a dizer que montou um grupo de entidades civis para apurar as denúncias de cartel, e não respondeu a nenhuma outra pergunta.

"Se ficar constatado algum cartel, o governo do Estado vai mover uma ação contra as empresas envolvidas. Todas elas serão processadas", disse Alckmin. "Se ficar provado que algum agente público --seja quem for-- teve envolvimento, ele será rigorosamente responsabilizado."

ENTENDA O CASO
Documento em poder das autoridades antitruste federais mostra que as empresas, antes mesmo da divulgação dos editais, já discutiram a partilha do programa Boa Viagem, lançado por Alckmin.

Em 24 de novembro, sob o título "Aquisição planejada pela CPTM no Brasil", um e-mail enviado por um executivo da Siemens já dizia quem seriam os escolhidos do governo estadual. As primeiras informações sobre as licitações só seriam oficializadas dois dias depois.

"As diferentes reformas devem ser dadas a vários fornecedores. A CPTM tem por objetivo principal dar o pacote completo para quatro fornecedores grandes (Alstom, Siemens, Bombardier e T'Trans)", diz o e-mail assinado por Marcos Missawa, então executivo da Siemens. A correspondência também relata reuniões "entre as quatro firmas acima mencionadas".

Seis dias depois do primeiro e-mail, Peter Grolitz, outro executivo da Siemens, diz saber, em outra mensagem, de informações da licitação com antecedência. "Isso já nos havia sido informado <...> mais recentemente pelos nossos conhecidos na CPTM (em nossas visitas a Presidente Altino e em nossos churrascos de confraternização)", diz o e-mail, citando o bairro de Osasco onde fica uma oficina da companhia.

O processo das quatro licitações foi concluído em agosto de 2005. As quatro empresas apontadas no e-mail da Siemens, nove meses antes, como as escolhidas pela CPTM foram oficialmente anunciadas como vencedoras.



Fonte: UOL notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário