domingo, 18 de agosto de 2013

UM HOMEM SIMPLES GOVERNA NOSSO VIZINHO URUGUAY. QUE SIRVA DE EXEMPLO AOS NOSSOS POLÍTICOS ARROGANTES, CARREGADOS DE SOBERBA E COM UM MONTE " DE ASSESSORES IMPRODUTIVOS". EM VEZ DE TRABALHAREM PELO PAÍS, PELO ESTADO E PELO MUNICÍPIO, NOSSOS POLÍTICOS DEVERÍAM SE DEBRUÇAR SOBRE A VIDA DE MUJICA. SEU CARISMA VEM EXATAMENTE DE SUA SIMPLICIDADE !!! E ESTÁ TOMANDO MEDIDAS CORAJOSAS EM SEU PAÍS.


O sítio do presidente Mujica

Por: Juliana Ribeiro

Quem é o produtor de flores que chegou à Presidência do Uruguai e por que não abre mão de morar em meio às árvores e plantações


Homem do campo: ainda criança, Mujica foi ajudar a mãe na lavoura e se apaixonou pelo trabalho na terra
N o dia 1º de março, os uruguaios elegeram José "Pepe" Mujica, 74 anos, o novo presidente do país. Ao contrário da maioria dos líderes de Estado, o novo governante, que já foi ministro da Agricultura e Pecuária entre 2005 e 2008, preferiu continuar no lugar onde passou a maior parte da vida: seu sítio em Rincón del Cerro, bairro operário que fica a cerca de 20 minutos do centro de Montevidéu. Na pequena propriedade de 20 hectares ele vive com a mulher, Lucía Topolansky, senadora e ex-companheira de guerrilha.
Ele afirma que gosta da tranquilidade do campo e não abre mão dela, para desespero de seus assessores e chefes de segurança. Diferentemente da residência oficial de Suárez, o sítio não possui estrutura para abrigar funcionários e a segurança da propriedade está representada por uma pequena porteira. Para "facilitar" o trabalho da equipe de segurança, todos os dias Mujica entrega uma lista com o nome de pessoas autorizadas a entrar na propriedade, em geral vizinhos e amigos próximos.
De hábitos simples, Mujica se recusa a sair de sua residência e abandonar o cultivo de hortaliças e flores, cujo hábito vem desde a infância, quando depois de perder o pai ele precisou ajudar a mãe na pequena produção para sustentar a família e acabou se apaixonando pela terra.

Jornada dupla: com a vitória, ele terá que dividir seu tempo entre o governo e as flores
Mas, como nem tudo são flores, a trajetória de Mujica também teve muitos períodos conturbados. Ainda jovem, abandonou os estudos da faculdade de direito e foi vender flores no mercado do bairro. Alguns anos mais tarde, ele se uniu ao Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, uma guerrilha urbana que atuou em assaltos, sequestros e até assassinatos, antes e durante a ditadura militar uruguaia, que durou de 1973 a 1985.
Foi preso várias vezes e amargou um total de 14 anos na prisão. Mas esses são tempos idos. Preocupado com questões sociais, foi eleito com mais de 52% dos votos válidos. Agora, tudo o que ele quer é conciliar o tempo para governar o país e trabalhar na terra para ver a sua horta florescer.
20 hectares é o tamanho da propriedade onde mujica cultiva flores
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário