terça-feira, 13 de agosto de 2013

TRANSCRITO DO BLOG DO ZÉ DIRCEU. FOI UMA PERDA IRREPARÁVEL, QUANDO ABANDONARAM NOSSAS FERROVIAS NA DÉCADA DE 60. COOPTADOS PELA FORTÍSSIMA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, OS GOVERNOS DE PLANTÃO DA ÉPOCA ACEITARAM ABANDONAR UMA REDE FERROVIÁRIA EFICIENTES QUE TÍNHAMOS, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO SUDESTE. DE AGORA EM DIANTE É CONSTRUIR NOVAS FERROVIAS. MAS PODEM RECONSTRUIR A ANTIGA "PAULISTA". O LEITO FERROVIÁRIO AINDA EXISTE. A SANTOS A JUNDIAÍ NO MOMENTO TRANSPORTA CARGAS. É REINTRODUZIR O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE SÃO PAULO PARA SANTOS. ESSAS PROVIDÊNCIAS AJUDARIAM A ALIVIAR AS RODOVIAS EXISTENTES. O TREM-BALA FOI ADIADO MAIS UMA VEZ. MAS AS FERROVIAS DEVEM SER ESTIMULADAS COM AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP).



A opção do Brasil por nova política de logística. Para o país crescer
Publicado em 13-Ago-2013

Investimento na área é fundamental para melhorar competitividade...Durante inauguração do 1º trecho do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia, nesta 2ª feira (ontem), a presidenta Dilma Rousseff garantiu que o seu governo aposta em uma nova logística para que o país cresça. É mais uma política acertada adotada pelo governo, porque realmente não temos uma infraestrutura logística compatível com as dimensões do Brasil e necessitamos de investimentos no setor - vultosos, e já - para garantir a competitividade.

“Esse trecho que estamos inaugurando hoje faz parte de um grande esforço do país para modernizar sua estrutura logística e assegurar que ela seja, de fato, um elemento de desenvolvimento do Brasil. Nós precisamos disso não só para escoar os produtos, não só porque é a forma mais competitiva, mas porque esse é um dado (uma política) fundamental para o país crescer”, acentuou a presidenta na inauguração em Ribeirão Preto.

A presidenta observou que as concessões de ferrovias e rodovias são um dos principais eixos definidos pelo governo para reverter a defasagem logística e que precisamos de um sistema de transporte que integre diferentes modais, eficiente e compatível com a extensão continental do país e sua.

“Por meio dessas concessões pretendemos expandir em 10 mil km as ferrovias e duplicar 7,5 mil km de estradas. O Brasil não tem um sistema ferroviário compatível com a sua dimensão”, reconheceu a chefe do governo. Ela lembrou que as licitações de ferrovias estão programadas para ocorrer entre este mês e abril de 2014.

O Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia


O duto inaugurado ontem escoará derivados da cana-de-açúcar e tem 206 km de extensão do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto à Refinaria de Paulínia (SP). Será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. A inaugurada é a 1ª parte de uma rede de dutos que ligará várias regiões produtoras a refinarias e mercados consumidores.

A partir do uso comercial do duto, será possível a venda do etanol hidratado em Paulínia ou sua transferência, por outros dutos, para Barueri (na Grande São Paulo) e para o Rio de Janeiro. “Esta nova planta, um projeto inovador, que envolve a integração de dutos e hidrovia, mostra que o Brasil tem na integração de diferentes modais de transporte, um dos elementos essenciais para garantir a sua competitividade”, destacou a presidenta.

O projeto que teve seu 1º trecho inaugurado terá aproximadamente 1,3 mil km de extensão de dutos e 700 km de hidrovia. Serão 15 terminais de coleta e distribuição e capacidade de transporte de 20 milhões de metros cúbicos (m³) de etanol por ano, além de capacidade de armazenamento operacional de 1,2 milhão de m³ de etanol.

Quando estiver concluído, passará por 45 municípios, ligando os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo ao centro de armazenagem de Paulínia, o principal do país, de onde será transportado para as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, além da parte levada para o Porto de Santos, para exportação. O projeto tem investimento de R$ 7 bi, por meio de financiamento do BNDES e bancos comerciais, e faz parte do PAC 2.


 

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