Ver artigo principal: Política de Moçambique
Atual presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.Moçambique é uma república presidencialista, cujo governo é nomeado pelo Presidente da República.
O parlamento de 250 membros, denominado Assembleia da República, tem como uma de suas funções, verificar as ações do governo. As eleições são realizadas a cada cinco anos, tal como para o Presidente da República.

Samora Machel foi o primeiro presidente de Moçambique independente e ocupou este cargo até à sua morte em 1986. O seu sucessor, Joaquim Chissano, negociou o fim da guerra civil e introduziu um sistema multipartidário que integrou o principal movimento rebelde, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). Neste novo sistema, a Frelimo permaneceu no poder até os dias actuais, tendo ganho as eleições parlamentares realizadas em 1994, 1999, 2004 e 2009, mesmo com acusações de fraudes. O Movimento Democrático de Moçambique, uma dissidência da RENAMO, que tem oito deputados na Assembleia da República, constituiu-se em bancada parlamentar em Abril de 2010.
]OBS: PAÍS DE LINGUA PORTUGUESA, MOÇAMBIQUE ESTÁ ENTRE OS PAÍSES COM QUEM O BRASIL BUSCA APROXIMAÇÃO. ASSIM COMO ANGOLA, FORAM COLONIAS PORTUGUESAS E ENTÃO EXISTEM LAÇOS COMUNS E O BRASIL, ESTÁ AUMENTANDO SEUS NEGÓCIOS COM ESSE PAÍS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário